Loomo Go: o transporte que carrega as nossas compras!

0
211

O conceito é de Dean L. Kamen, fundador do Deka Research and Development Corporation, empresa de engenharia que ficou mundialmente conhecida por inventar o Segway Human Transporter.
Apresentado ao mercado em 2005, e classificado como “scooter eléctrica”, consiste de um veículo de duas rodas com 5 giroscópios e 2 acelerómetros que estudam as mudanças no terreno e a posição do corpo do condutor, a uma velocidade cerca de 100 vezes por segundo. Para o conduzir basta uma ligeira inclinação para a frente, bem como para recuar ou virar bastará uma inclinação para o lado pretendido.
Na versão mais tradicional o alcance é de 30Km, pesa 23kg, demora cerca de 5 horas a carregar ligado a energia eléctrica, suporta um peso de 110Kg, aguenta inclinações de 20 graus e custa 2.999€.
Mas a Segway fez outras experiências… Colocou no mercado recentemente (está à venda na Worten) a Ninebot Kickscooter ES1 e a Ninebot Kickscooter ES2, que na minha opinião são bastante fracas em comparação a outros produtos do género… De facto nada supera no mercado das trotinetes eléctricas a francesa E-TwoW S2 Booster (suporta um peso de 125KG, tem uma autonomia de 35 Km, pneus patenteados sem ar para evitar furos, carrega a bateria em 1,5 a 2 horas, e tem tanta força que tem instalado um estragulador de velocidade, que se retirado atira a velocidade de 30KM/h para velocidades ilegais neste tipo de veículos… Ver video aqui!). Este modelo pode ser adquirido na Zeev na Expo.
A Segway colocou no mercado também a Ninebot Mini Pro e a sua evolução Ninebot Mini Plus, já que nem vou falar da Ninebot Mini Lite que me parece ter algumas limitações face a estes dois modelos…
Tanto o Mini Pro como o Mini Plus tiveram críticas de Vloggers internacionais muito boas. Alguns até apelidaram o Mini Pro de “The Beast” por conseguir facilmente fazer percursos “Off Road” no campo, por andar por cima de neve e por atravessar poças de água apesar de ter um grau de protecção IP 54 (o 5 indica que é “Dust Resistant” e o 4 que indica ser “Splash Resistant” ou resistente a salpicos (não atravessar poças de água, portanto…).
Tudo isto fica sem efeito quando na CES 2018 (Consumer Electronics Show – em 2019 será entre 8 e 11 de Janeiro e pode ser acompanhada no Youtube – marque na sua agenda), a Segway apresentou o Loomo Go.
O vídeo fala por si! Além de ser o primeiro transporte pessoal eléctrico com Inteligência Artificial, tem a capacidade de carregar as nossas compras até 50Kg e segue-nos para todo o lado… Um “must“!
Falamos portanto de dois modelos diferentes: o Loomo apenas para transporte, enquanto que o Loomo Go vem com acessórios capazes de fazer o transporte de mercadorias.
Só que é caro. Veio para o mercado com um preço “early bird” que “no me gusta“! E ainda falta o preço para Portugal…
Enfim, dentro em breve estará à venda!