A “lógica” profissional mudou! A constante evolução da tecnologia e a “promessa” de que até 2026 estarão instalados no mercado cerca de 24 biliões de mecanismos robotizados a ocupar os trabalhos de humanos, levou a um repensar das carreiras.

Michio Kaku físico japonês, responsável pelo desenvolvimento da “String Theory” que tem como principal objectivo auxiliar a explicação para a chamada “Teoria de Tudo” (prosseguindo o trabalho de Albert Einstein) e reputado futurista, explicou recentemente que os robots que vão ocupar os trabalhos nos próximos anos, desenvolvidos por humanos têm agora a inteligência de uma “barata”. Continuando a sua explicação, explicou que nos próximos 20 anos se procure atingir na inteligência artificial sensivelmente a capacidade de um cão, e que nos próximos 50 anos se tente atingir a inteligência de um macaco, altura em que devemos instalar um chip nos robots, para os desligar em caso de poderem ter pensamentos homicidas.

Michio Kaku utiliza como metáfora para esta predição, o facto do IPhone X (10 anos depois do primeiro IPhone) ter concentrada mais tecnologia do que o sistema de navegação (Apollo Guidance Computer, desenhado pelo MIT) do foguetão que nos levou à Lua em 1969. Pode ler-se mais sobre isto aqui.

A questão é que todos os trabalhos de sucesso do futuro (nos próximos 5, 6 anos), são aqueles que passam pela criação online (Blogging e Vlogging), sendo que grande parte das figuras públicas em Portugal começam a criar os seus próprios canais, com objectivos profissionais. O que é necessário e o que é produto, é a CRIATIVIDADE ONLINE!

Chegámos à época dos “Nómadas Digitais”, cujo escritório é o próprio laptop, e que podem postar de qualquer parte do mundo.

Veja-se o caso de Jemma Porter que viveu entre Alemanha, França, Espanha, África do Sul e Portugal. Ou de James Cave que ganha cerca de £40,000 por ano… Os nómadas digitais estão a reunir adeptos nos trabalhadores do norte da Europa, e estes  escolhem locais com custo de vida baixo e um bom clima. Destinos como Portugal!