28 anos no espaço!

0
110

O Hubble Space Telescope comemora 28 anos no espaço, tendo sido o maior avanço e transformação na forma como olhamos para o universo, desde que há 400 anos atrás Galileu inventou o telescópio.

De facto foi o Hubble que nos mostrou as dinâmicas das galáxias, estrelas e planetas, contando a história por imagens. É considerado um dos mais revolucionários instrumentos científicos, até porque foi o primeiro objecto a “demonstrar” ao homem que o universo está a evoluir.

O Telescópio Espacial Hubble capta imagens com a luz visível e ultravioleta. Mas a tecnologia evoluiu e outros que lhe seguiram, como Telescópio Espacial Compton que se  apoia nas radiações Gama, ou em Raios X como o Telescópio Espacial Chandra, ou ainda em Infravermelhos como o Telescópio Espacial Spitzer.

O Hubble foi lançado a 24 de Abril de 1990, a bordo do vaivém Discovery na missão STS-31, e no dia do seu aniversário em 2018 tirou estas fotos da Lagoon Nebula.

A foto que escolhemos para ilustrar este artigo, é uma foto de Júpiter e das suas auroras fluorescentes, graças a uma atmosfera 20.000 vezes mais magnética do que a do planeta Terra.

Muitas mais imagens do Hubble podem ser vistas aqui.