Começam a multiplicar-se os instrumentos que fazem tradução automática, como por exemplo este. Mas se lermos as reviews da Amazon ou do Ebay sobre a maioria destes instrumentos, chegamos à conclusão de que é uma compra de alto risco. Existem demasiadas críticas, demasiadas queixas, e demasiadas pessoas descontentes… Uns serão melhor do que outros, mas nenhum é o ideal.

Haverá portanto alguma maneira de usar algo que nos auxilie em viagem?

Tanto para Android como para IOS (Apple) existe a aplicação “Google Tradutor” ou “Google Translate”. Toda a gente sabe que clicando no botão do microfone, a aplicação ouve um discurso e traduz em texto para a língua de destino. Basta para isso fazer o download prévio do idioma que se pretende ver traduzido, até porque a aplicação foi concebida para ser usada Offline.

Contudo o botão do microfone, não é o único botão… Existe outro botão, de acesso à camera fotográfica, e esse é pouco usado e pouco conhecido…

A “máquina fotográfica” dentro do Google Translate serve para apontar a um texto, previamente tendo seleccionado a linguagem em que está escrito e a linguagem para a qual queremos que o mesmo texto seja traduzido. A tradução é instantânea se tivermos feito o download do ficheiro correspondente a essa língua, e inclusivamente o Google Translate mantém o tipo de letra em que o texto original está escrito… Pode até tirar-se uma fotografia do texto traduzido.

Para quem não sabe, o Google Translate é um recurso de inteligência artificial. E a Google tem como prioridade liderar a corrida da AI. Será aliás por esta razão que os idiomas e esta aplicação tem recebido tantas actualizações ultimamente… Significa que a aplicação Google Translate ainda não é uma maravilha, mas dentro em breve irá de certeza maravilhar…