O sobreaquecimento do planeta Terra, e o facto de lançarmos ao oceano cerca de 8 milhões de toneladas de plástico por ano, que já entrou no sistema biológico terrestre e vai demorar cerca de 450 anos a decompor-se, ditou a corrida espacial a Marte.

Como explica a série 2077 – 10 segundos para o Futuro, no episódio 2, o Exodus para Marte e a necessidade de terraformar o planeta vermelho transformando-o no Génesis 2, é uma inevitabilidade nos próximos 50 anos, muito por causa da quantidade de poluição produzida entre os anos de 2014 a 2017. Parece já não haver alternativa, nem com os Acordos de Paris, que não tentar colonizar outros planetas do sistema solar para garantir a sobrevivência da espécie humana. E não existe alternativa porque a temperatura dentro de 50 anos será cerca de 53 graus centígrados na superfície da Terra, com as poeiras a viajar a alta velocidade como acontece presentemente em Marte. Aliás 50 anos e 53 graus é ser optimista, porque todas as notícias apontam para um insucesso consecutivo no cumprimento de metas climáticas.

Falo disto porque se encontra a caminho de Marte a sonda Mars InSight, que foi lançada a 5 de Maio de 2018 de Vandenberg Air Force Base na California a bordo do foguetão Centaur, e deverá aterrar no planeta vermelho por volta das 15:00 de dia 26 de Novembro de 2018.

A InSight está a fazer uma viagem de 300 milhões de milhas até Marte para estudar pela primeira vez o que está nas profundezas da superfície do Planeta Vermelho.

Segundo aquilo que é avançado pelos responsáveis do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, o objectivo principal desta missão é de carácter sismológico. Pretende estudar-se os “Marsquakes” e perceber como é que o planeta foi formado.

Porém esta missão pode encerrar um segredo: até agora não foram encontrados à superfície um tipo de hidrocarbonetos essenciais à vida e à terraformação, sem os quais não será possível colonizar Marte. Em particular ainda não se encontrou nitrogénio, essencial à actividade dos micróbios, que precisam de transformar o solo em nutrientes para que seja possível, após aquecer a atmosfera com gases com efeito de estufa, plantar florestas que possam produzir oxigénio (além de que o vapor de água provoca também o efeito de estufa). Também ainda não foi encontrado, porque não se escavou mais do que 30 cm à superfície, e para se encontrar estes componentes teria de se escavar mais fundo… A explicação sobre os passos necessários para terraformar Marte, encontra-se neste programa.

A missão da InSight pode por isso trazer uma resposta adicional: É Marte habitável por humanos? Continuaremos a seguir as notícias…

Pode ler-se aqui a informação da NASA à Comunicação Social, sobre a sonda InSight. E ver aqui YOUR KIDS MIGHT LIVE ON MARS.