Duas grandes mudanças no IPhone, para o ano que vem.

0
113

O Iphone X é o único equipamento a disponibilizar de momento o Face ID, ou reconhecimento facial. E isto representou um grande avanço relativamente ao Touch ID. Se olharmos às probabilidades, existe a chance de 1/50.000 de aleatoriamente alguém conseguir desbloquear o equipamento com uma impressão digital semelhante. Contudo, quando observamos as probabilidades de alguém desbloquear o equipamento com Face ID, a probabilidade passa de 1/1.000.000, o que é o mesmo que dizer que o IPhone X só reconhece uma pessoa.

Ainda assim a Apple está a desenvolver um sensor de reconhecimento ultra-sónico da impressão digital no próprio écran. Pensa-se que irá funcionar com uma discreta projecção de luz, afim de realçar alguns pormenores da pele, que em seguida serão reconhecidos pelo sensor. Como pouco se sabe sobre o assunto para além de que a patente foi registada, os analistas internacionais especulam se o Face ID vai desaparecer ou se o Touch ID ultra-sónico poderá funcionar eventualmente como segundo factor de autenticação, ou como mera opção.

Sabe-se contudo que a Samsung e Qualcomm estão a trabalhar numa solução semelhante e que não iremos ver estas alterações no IPhone já este ano.

Também aguardamos uma nova alteração para 2019, eventualmente com a apresentação no mercado do IPhone X de segunda geração, e que é a inclusão de uma terceira camera traseira, seguindo o exemplo do Huawei P20 Pro. Sem muito mais informações até ao momento, atribui-se a inclusão desta nova camera (eventualmente com 12 MP), para auxiliar o “5X Zoom”. O Iphone 8 e o Iphone X tem cameras com 12 megapixeis para fazer o 2X Optical Zoom e o 10 X Digital Zoom. Não se sabe contudo se esta medida vai afectar o Optical Zoom ou o Digital Zoom, ou mesmo se pretende criar um híbrido com 5X Zoom.