Kubrick avisou há 50 anos atrás…

1
151

Faz este ano 50 anos que estreou o filme “2001 – Odisseia no Espaço”. Parece incrível que já tenha passado tanto tempo, mas passou! Estreou a 3 de Abril de 1968 nos EUA, e em Portugal a 1 de Outubro de 1968. Foi escrito por Stanley Kubrick em parceria com Arthur C. Clarke (o tal que fazia o impagável programa Mysterious World of Arthur C. Clarke), e recentemente muita gente voltou a falar deste filme. A razão deve-se a três cenas épicas, que toda a gente conhece, mas que vale a pena rever:

Cena 1- A desconfiança de que o computador Hal 9000, com Inteligência Artificial, estaria com uma avaria: Hal is watching!

Cena 2 – Quando Hal 9000 tenta matar o astronauta Dave!

Cena 3 – O diálogo final entre Hal 9000 e Dave.

Toda a gente já viu a Sophia a “acordar”! E talvez a Sophia a andar pela primeira vez… E os seus criadores afirmam que dentro em breve ela até saberá jogar futebol. Sophia está tanto na cabeça de todos nós, que até já se brincou com um date “romântico” entre Sophia e o humorista Will Smith!

Mas tem havido alguns episódios sombrios com a Inteligência Artificial. Por exemplo, dois programas de Inteligência Artificial criados pelo Facebook, começaram a comunicar usando o seu próprio código. Não se tendo a certeza sobre o que estariam a falar, foi ordenada uma “emergency shutdown”!

Mais complicado é a polémica que envolve o Amazon Echo, assistente pessoal que está em milhares de casas. Alguns utilizadores afirmaram que o Amazon Echo ou simplesmente “Alexa”, começava a rir sem que lhe tivesse sido dado qualquer tipo de comando de voz, o que é impossível. É estranho porque a Alexa não está programada para rir daquela forma, e a Amazon não explicou até ao momento o que se passou com a Alexa, limitando-se a reprogramá-la suprimindo a capacidade de rir ou de fazer aqueles sons.

Há também casos reportados no Twitter, onde a Alexa começou a enumerar uma lista de agências funerárias e óbitos recentes, sem lhe ter sido dado nenhum comando.

O primeiro robot autónomo com inteligência artifical, começará a viver juntamente com humanos em 2019.

1 COMENTÁRIO

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.