Na próxima semana o príncipe Harry e Meghan Markle vão ser os protagonistas do badalado “Royal Wedding” do Reino Unido, numa cerimónia com enorme cobertura mediática, e onde estão credenciados até ao momento quase 5000 jornalistas.

Quem desejar pode acompanhar a cerimónia online no Sky News, e desta vez os telespectadores não vão precisar de adivinhar os nomes das celebridades internacionais e da nobreza britânica presentes. A inovação neste evento vai chamar-se “Who´s Who Live” e é uma parceria com a Amazon. Este recurso utiliza inteligência artificial para identificar convidados famosos na passadeira vermelha, durante a sua entrada na Capela de St. George no Castelo de Windsor – exibindo os nomes dos convidados e detalhes sobre a sua ligação ao casal real.

São cerca de 600 convidados que vão ser identificados pela “Amazon Rekognition“, que fará a identificação por comparação padrões fotográficos.

David Gibbs, director da área digital e desportiva da Sky News, afirmou à imprensa que “estamos entusiasmados com o potencial do software e a capacidade de oferecer ao público novas formas de consumir conteúdo”.

Este evento está a chamar a atenção da imprensa internacional por não haver lista oficial de convidados, não tendo sido nenhum chefe de Estado convidado inclusivamente a primeira-ministra britânica Theresa May. Todos os convidados “têm uma relação directa com o casal”, explicou o porta-voz da Casa Real, numa entrevista colectiva que decorreu na semana passada no palácio de Buckingham.

A cerimónia decorre a 19 de Maio, na próxima semana.