Chama-se INaturalist, e é uma aplicação para quem gosta de passear na natureza. A plataforma é simples: após o registo de dados pessoais, abre-se a app para fazer uma “observação”, correspondendo a uma foto de uma planta ou animal do qual se faz o upload.

Se não soubermos rigorosamente nada sobre sobre o animal ou planta fotografado, basta-nos esperar umas horas até voltarmos a abrir a aplicação e termos toda a informação. A única exigência é que a foto esteja bem enquadrada.

A INaturalist está ligada a cientistas de todo o mundo que estão interessados em conhecer a localização das nossas observações, “cartografando” a vida animal e vegetal do todo o planeta. Usando esta aplicação estamos literalmente a contribuir para a conservação do meio ambiente e do seu estudo, além de ficarmos com a informação científica da nossa observação.

Mas mais importante do que isso, e se a curiosidade é muita, o INaturalist vai também gerar automaticamente sugestões baseadas na nossa localização para aquilo que estamos a fotografar, o que é o mesmo que dizer que esta App tem uma função de identificação da vida animal e vegetal de todo o planeta, no momento.

Disponível na App Store e Google Play.