O Facebook e a privacidade das emoções.

0
117

Só irá perceber completamente o alcance deste post, quem tem IPhone X, e por aqui no Bit2Geek usa-se o IPhone X!

Digo isto porque é preciso brincar com a nova tecnologia de reconhecimento facial e ver como esta funciona bem, para perceber o que se segue num futuro próximo. Em primeiro lugar, porque por exemplo para fazer compras na App Store, nem nos apercebemos que estamos efectivamente a ser filmados, e bem filmados, já que a margem de erro é de 1/1.000.000. E acontece instantaneamente.

Além disso, a nova “feature” dos Animogis, permite-nos decalcar as nossas expressões num emogi animado, através do reconhecimento de cerca de 50 músculos da nossa cara. E a tecnologia funciona bem… Sabe quando estamos a rir, e sabe quando estamos zangados, e sabe à velocidade que projecta no animogi essas emoções.

Recentemente, após o escândalo da Cambridge Analytica, veio a público uma patente registada pelo Facebook em 27 de Agosto de 2015, com o número US2015/0242679 A1, que dá conta que o Facebook pode estar já a fazer reconhecimento das nossas emoções, utilizando a camera frontal (a que aponta para a nossa cara), e nem precisa de ser a do IPhone X.

A possibilidade do Facebook ter configurado um algoritmo para detectar as nossas expressões faciais, e assim manter-nos mais tempo no site, está na ordem do dia e as explicações são muitas: poderia servir para detectar se gostamos ou não de um tipo de anúncios, e como tal segmentar a publicidade. Poderia servir para seleccionar para o utilizador as notícias que mais gosta, ou para mostrar mais ou menos fotografias de alguém conhecido face à nossa reacção.

O problema é que o reconhecimento das expressões faciais face à informação que recebemos, representa um enorme salto no campo da privacidade. Teremos direito a que as nossas emoções sejam privadas? Há o direito de as registar?

O Facebook não confirma se existe um algoritmo a funcionar neste campo, mas tal como disse a patente está registada. E para os teóricos da conspiração, há ainda outro assunto: O fundador do Facebook foi fotografado perto do seu laptop… E na fotografia conseguimos ver que ele cobre a camera com fita-cola… Porque será que faz isso???

Será que não quer que as suas emoções fiquem registadas nos servidores do Facebook?