O avião espacial sub-orbital SpaceShipTwo da Virgin Galactic concluiu o vôo de teste com sucesso a 29 de maio, ficando assim mais próximo o sonho da Virgin Galactic de proporcionar um comércio de viagens espaciais, abrindo a era do Turismo Espacial!
O VSS Unity, o segundo SpaceShipTwo, foi lançado para o espaço acoplado ao WhiteKnightTwo (uma aeronave de transporte) por volta das 11:40 da manhã de dia 29 a leste do Mojave Air and Space Port, na Califórnia.
O SpaceShipTwo fez a desacoplagem do foguetão de transporte 31 segundos depois, ficando o VSS Unity a voar a Mach 1.9 (que é o mesmo que dizer a quase 2 vezes a velocidade do som), tendo atingido os 34.900 metros de altura. Aterrou na pista, após entrar no espaço cerca de 10 minutos depois.
Foi a segunda experiência do VSS Unity, tendo sido a primeira realizada a 5 de Abril. É um bom sinal!
As primeiras experiências correram bastante mal… VSS Enterprise (ou SpaceShipOne) por exemplo, desfez-se durante o quarto teste em Outubro de 2014 (ver camera de bordo), matando o co-piloto do veículo e ferindo o piloto.
Curiosamente o SpaceShip Enterprise desfez-se por ser demasiado leve, e ter deslocado o seu centro de gravidade. Parece que se resolveu o problema adicionando os assentos dos passageiros e dando-lhe mais peso (aliás é mesmo para isso que ele serve!)
Sem grandes pormenores, aquilo que a Virgin Galactic afirmou no seu comunicado pós-voo foi que tentou simular as condições de voo o mais semelhantes possíveis à realidade de uma “viagem turística”.
O fundador da Virgin Galactic, Sir Richard Branson afirmou em comunicado que “foi óptimo ver nossa linda nave espacial de volta no ar e compartilhar o momento com a equipe talentosa que nos está a levar, passo a passo, para o espaço. Ver a Unity subir a velocidades supersónicas é inspirador e absolutamente de tirar o fôlego. Estamos cada vez mais próximos de realizar nossos objectivos. Parabéns a toda a equipa!”
Branson disse ainda à BBC Radio 4, que espera voar na SpaceShipTwo no próximo ano. “Acho que nos próximos 12 meses, espero tornar-me um astronauta!”
A venda de bilhetes para os vôos da Virgin Galactic começaram há uma década, em pré-reserva e ainda não se sabe o preço final dos bilhetes. Não é contudo a única companhia…
A Blue Origin de Jeff Bezos também está na corrida, mas também não anunciou o preço dos bilhetes para os vôos da New Sheppard! Contudo parece ter um objectivo ainda mais ambicioso segundo a entrevista que Jeff Bezos deu ao GeekWire, e que é levar milhões à Lua! Pode ver-se aqui a conferência de imprensa com a explicação de Jeff Bezos!
Este objectivo da Blue Origin deverá demorar quase uma década (tempo estimado), porque está dependente do novo sistema orbital New Glenn.
A corrida para ver quem leva primeiro turistas ao espaço está a ser decidida dentro de meses… Os atrasos têm nesta altura sido exclusivamente para tentar excluir todas as questões que possam pôr em causa a segurança dos tripulantes e turistas. Contudo não deverá ultrapassar os 12 meses até os primeiros turistas chegarem ao espaço!
Vamos seguindo as notícias aqui (Virgin Galactic)! E aqui (Blue Origin)!!!
[…] já estão posicionadas para esta corrida, três grandes companhias: a Virgin Galactic, com o SpaceShipTwo, a Blue Origin com o New Sheppard, e a SpaceX de Elon Musk também na área do turismo lunar, […]