A privacidade dos dados e a segurança nas comunicações tem estado na ordem do dia. Recentemente Tim Cook entrou algo secretamente (e ainda bem), na guerra que as Secretas russas estão a mover contra a aplicação Telegram, um chat encriptado inviolável. Estes são os pontos altos do conflito:
Nikolai and Pavel Durov, irmãos fundadores do VKontakte, o Facebook russo, fundaram o Telegram Messenger em 2013. O Telegram é um conhecido chat encriptado, com criptografia end-to-end ou pier-to-pier, que permite trocar mensagens, fotografias e vídeos de forma anónima e com auto-destruição das comunicações, bem como criar grupos secretos de até 100.000 membros (razão pela qual está a ser utilizado pelo Estado Islâmico para as suas comunicações. Ver sobre este assunto “O incrível mundo do Estado Islâmico no Telegram” (parte 1) e “O incrível mundo do Estado Islâmico no Telegram” (Parte 2)
Mas liberdade e privacidade que o Telegram proporciona, não agrada a todos. Aliás, culminou em Abril deste ano, em tribunal, um longo processo que opunha o Telegram à Roskomnadzor (a entidade russa que faz a supervisão das comunicações na Russia).
Não se conhece o jogo de bastidores, mas sabe-se agora o resultado… Há exactamente 18 horas atrás Pavel Durov escreveu no seu twitter:
Parece portanto que o Telegram ganhou este round, com a ajuda de Tim Cook!!! Vamos ver se há desenvolvimentos, e se o Telegram vai continuar a ser uma aplicação segura!!!