Robert Waldinger é psiquiatra e psicanalista, Professor da Harvard Medical School e Director do Harvard Study of Adult Development. Waldinger é também Senior Dharma Teacher in Boundless Way Zen.

O estudo sobre o “Adult Development” que dirige, utiliza como amostra a vida ao longo de 75 anos, de dois grupos de homens e mulheres, e prova que “abraçar a comunidade” nos ajuda a viver mais e sermos mais felizes…

“A descoberta surpreendente é que nossos relacionamentos e como estamos felizes nos nossos relacionamentos, tem uma poderosa influência sobre a nossa saúde. Cuidar do seu corpo é importante, mas cuidar de seus relacionamentos também é uma forma de auto-cuidado”.

“Relacionamentos íntimos, mais do que dinheiro ou fama, são o que mantém as pessoas felizes durante toda a vida”, revela este estudo. “Esses laços protegem as pessoas dos descontentamentos da vida, ajudam a retardar o declínio mental e físico e são os melhores preditores de vidas longas e felizes, do que a classe social, o QI ou mesmo os genes.”
 
“Quando reuníamos tudo o que sabíamos sobre eles (grupo de amostra) aos 50 anos, não eram os níveis de colesterol na meia-idade que previam como eles iam envelhecer”, explica Waldinger neste popular vídeo da TED Talk. “Era como eles estavam satisfeitos em seus relacionamentos. As pessoas que estavam mais satisfeitas em seus relacionamentos aos 50 anos eram as mais saudáveis ​​aos 80 anos”. E os relacionamentos íntimos amorosos, são apenas uma parte dos relacionamentos íntimos, nos quais se insere como é óbvio, relações com a família, amigos e comunidade.
Esta palestra da TED Talk, voltou a viralizar há dias, quando na Internet correu um vídeo que afirma ser o maior Booster de felicidade instantânea… Alguém parece ter provado que nada nos deixa mais felizes do que ver outras pessoas a dançar. E resolveu fazer um vídeo com 300 cenas de filmes, com pessoas a dançar! O vídeo está aqui para se fazer a experiência, e é autenticamente a nova coquelouche dos Geeks online, tendo sido descoberto pelo Mashable!
Desta cena nasceu um duo invulgar, e é das coisas mais bonitas da internet já produziu. Uma autêntica dança da paz…Transporta-me para uma viagem que fiz a Israel e à Palestina, que felizmente conheço quase de fio a pavio…
Este vídeo da Rima Baransi prova que afinal, a felicidade é também estar no sítio certo, ainda que seja online… E o Bit2Geek é um sítio certo!
PS: Esperemos que o Philip Cross não descubra a sua “felicidade online” vindo ao Bit2Geek, uma vez que acabei de elogiar uma palestiniana…