Desenho 3d

Para quem se quer iniciar na impressão 3D, um problema comum pode ser onde encontrar modelos para imprimir. Quem se dedica à modelação 3D pode facilmente imprimir as suas criações. Para todos os tipos de utilizador, existe uma grande quantidade de sites que funciona como repositório de conteúdo 3D, pago ou gratuito.

Antes de descarregar modelos, temos de ter atenção a alguns requisitos. Para poder ser impresso em 3D, o ficheiro tem de estar no formato STL, utilizado por todas as impressoras 3D disponíveis no mercado. A maior parte dos sites oferece ficheiros neste formato. Se não estiver neste formato,  podemos utilizar programas para converter os modelos para STL. Pode-se utilizar conversores específicos, utilitários para processamento de modelos 3D, ou abrir o ficheiro num software de modelação 3D e gravar como STL.

Depois de descarregar o modelo, usa-se um slicer. As impressoras 3D não imprimem verdadeiramente em 3D, imprimem camadas sucessivas de material com mícrons de espessura. O que este tipo de programas faz é, literalmente, fatiar o modelo  para ser impresso em 3D.

Basta uma simples pesquisa num motor de busca por temas e modelos 3D para se encontrar milhares de resultados, mas para se ser bem sucedido desta forma tem de se conhecer técnicas de processamento 3D. É mais fácil utilizar um repositório, que nos garante acesso fácil a modelos e antever o resultado final. Muitos utilizadores partilham fotos dos modelos impressos, o que nos permite perceber qual será o resultado final da impressão. Ficam aqui as nossas sugestões:

Thingiverse: https://www.thingiverse.com/

O Thingiverse é o maior repositório online de modelos 3D para impressão. Está directamente relacionado com a Makerbot. Esta foi a primeira empresa a dedicar-se a vender impressoras 3D acessíveis a todos, e agora faz parte do império Stratasys. Percebendo que alguns dos seus clientes não sabiam o que imprimir para dar uso às suas impressoras, criou o Thingiverse para todos os que quiserem partilharem lá os seus modelos 3D. Estão lá coisas fantásticas. Bonecos, mecanismos, peças mecânicas, tudo o que se lembrarem de poder imprimir, provavelmente alguém já criou o modelo e o deixou disponível no Thingiverse. Todos os modelos são gratuitos, com licenciamento creative commons.

My Mini Factory: https://www.myminifactory.com/

O MyMiniFactory aposta na comercialização de modelos 3D. Funciona como mercado para aqueles que gostam de modelar em 3D possam vender os seus modelos. Tem também uma enorme quantidade de modelos gratuitos, em STL. Um dos melhores projectos que se pode encontrar neste site chama-se Scan The World. Os seus membros disponibilizam gratuitamente modelos digitalizados do património cultural e arquitectónico, feita por voluntários ou museus. Se se quiser ter o busto de Nefertiti, a Vénus de Milo ou o Pensador de Rodin na secretária, este é o site onde os encontrar.

Grabcad: https://grabcad.com/

Por vezes, precisamos de peças muito específicas que não se encontram no Thingiverse ou outros site, especialmente quem trabalha com robots e quer imprimir peças para integrar sensores, actuadores ou controladores como placas arduino. O GrabCAD é uma boa solução. Esta é uma comunidade de partilha de modelos em formatos CAD, criados por desenhadores e projectistas. É muito fácil encontrar neste site peças para mecanismos ou que encaixem em componentes electrónicos. Tem como inconveniente não ter modelos disponíveis em STL, mas os tipos de modelos de CAD que se encontram neste site podem ser facilmente convertidos com um utilitário como o 3D Transform. http://3dtransform.com/

Sketchfab: https://sketchfab.com/feed

O Sketchfab antecede a revolução na impressão 3D. Surgiu como serviço de partilha de modelos, implementando tecnologia que permite a todos os criadores mostrar o seu trabalho em 3D de forma interactiva. Sendo um site para visualização, não tem modelos optimizados para impressão 3D, mas muitos dos seus utilizadores permitem o download dos seus modelos para impressão.  E, para inspiração visual, é dos melhores.

O mundo dos repositórios de modelos para impressão 3D não se resume a estes. Outras sugestões são o Sketchup Warehouse, cheio de modelos para o Sketchup, um programa fantástico de modelação 3D. O Yeggi é um motor de pesquisa que faz buscas nos repositórios de modelos 3D http://www.yeggi.com/.

O Cults 3D é um repositório em ascensão. Muitos museus e instituições disponibilizam colecções de modelos 3D em STL para impressão, como o Smithsonian ou a NASA. Instituições bem conhecidas, como o Louvre ou o British Museum, disponibilizam reproduções 3D das suas obras de arte.

Quem precisar de mapas em 3D pode utilizar o Terrain2STL (http://jthatch.com/Terrain2STL/) para de forma muito simples criar um mapa em 3D de qualquer zona do planeta.

Depois desta listagem, já não há desculpas para o problema “o que é que vou imprimir a seguir”. É só pesquisar, e dar trabalho ao extrusor.