A realidade aumentada ainda está a dar os primeiros passos… Provavelmente a maior parte das pessoas só ouviu falar de AR quando chegou a caça aos Pokémons. Mas agora há uma nova experiência de AR, e que está a dar que falar. Chama-se “Inventing America”.

Uma equipa de programadores conseguiu mapear a Governor’s Island, no East River a leste da Estátua da Liberdade.

NPS.gov

Parecendo que não, a Governors Island é uma ilha 696059.3m² no Porto de Nova York, a aproximadamente 732 metros da ponta sul da ilha de Manhattan e separada do Brooklyn pelo canal Buttermilk, em aproximadamente 366 metros. Faz parte do bairro de Manhattan em Nova York, é gerida pelo Serviço Nacional de Parques e pelo “Trust for Governors Island”, que gere os 52 edifícios históricos. Nos dias de hoje a ilha tem um parque público de 43 acres construído entre 2012 e 2016, que recebe eventos artísticos e culturais gratuitos e atividades recreativas. O transporte para a ilha é feito a partir de embarcações que partem de Brooklyn e Manhattan.

O nome atual da ilha, oficializado em 1784, vem da era colonial britânica, quando a assembleia colonial reservou a ilha para uso exclusivo dos governadores reais de Nova York

Durante a Revolução Americana (1775-1783) as tropas do Exército Continental levantaram defesas na ilha, para albergar canhões que disparavam contra os navios britânicos. Entre 1966 e 1996 serviu de base de operações para a Guarda Costeira.

Há também registos muito anteriores de populações índias, que usavam a ilha para fazerem os seus acampamentos já que era um bom local de pesca.

Em concreto a experiência de AR da Inventing America centra-se na altura em que os ingleses chegaram, e a ilha foi tirada aos holandeses, para instalação da Companhia das Índias Ocidentais, que fez da ilha a sua base de suas operações.

A App de AR “Inventing America” foi concebida para ser utilizada em tablets e smartphones. Quando se chega à ilha, ao executar a App, abre-se um Portal do Tempo que nos leva de novo ao Século XVII, e nos permite interagir com colonos da época (em banda desenhada), observando algumas cenas típicas da época, bem como podendo ver os edifícios da altura, tudo naturalmente em 3D.

Esta animação foi criada por Roi Lev, um ex-oficial da Mossad que recentemente concluiu um Mestrado em Nova York.

Esta experiência é aberta, podendo ter inúmeras ramificações possíveis, uma vez que podemos escolher interagir com os personagens ou simplesmente ignorar os que quisermos e passar adiante.

Segundo Roi Lev este é “um primeiro episódio de experiências da cidade em diferentes épocas”. Ficamos á espera que esta tecnologia seja melhorada, para criar experiências mais intensas.

Nota: Aceite a sugestão do Bit2Geek e leia Inteligência Artificial que emite sinais de rádio para ver pessoas através da paredes