lente fotográfica

Estamos a falar da nova Laowa 24mm f/14 Probe, a última produção da Venus Optics. Esta é a lente fotográfica digital mais radical de todo o mercado, e que aposta em planos de proximidade oferecendo-nos uma perspectiva igual a como se fosse um insecto a observar o objecto que queremos fotografar…

A história desta lente fotográfica digital começa quando os seus inventores, os chineses da Anhui Changgeng Optics Technology Co. Ltd, se constituem como Venus Optics em 2013. Após 20 anos a trabalhar em equipa criam a nova empresa para se dedicarem à construção de lentes premium.

A ideia para posicionamento de mercado era apresentar algo de totalmente novo: lentes fotográficas digitais verdadeiramente únicas, práticas e com preços acessíveis…

A fábrica da Venus Optics está situada em Hefei, na parte Leste da China a cerca de 5 horas de carro de Xangai. Quanto às sedes de distribuição a Venus Optics escolheu Hong Kong e recentemente também abriram uma sucursal nos Estados Unidos.

A empresa cresceu e o mercado da LAOWA (a marca das lentes fotográficas digitais produzidas pela Venus Optics) já conta actualmente com 131 funcionários, e distribuidores em 40 países, estando presentes na América, Europa, Ásia e em África. A Laowa já não é portanto uma marca pequena…

Segundo a empresa, o sucesso obtido deve-se a nos últimos 4 anos terem lançado também lentes de sucesso que foram abraçadas pelos fotógrafos internacionais. E foi por aqui que se começou a desenhar lentamente a ideia para esta camera estranhíssima… Percebendo-se que havia a necessidade de uma lente fotográfica macro no mercado, com orçamento reduzido e que pudesse não apenas obter uma grande ampliação para fotografar insetos  e objectos menores, mas também para servir como uma lente normal para retratos…

Mas além disso a Venus Optics queria também criar uma lente fotográfica “exclusiva”…

Quando em 31 de Julho de 2016 lançaram a Laowa 12mm f / 2.8 Zero-D na plataforma de financiamento coletivo mais popular do mundo, o Kickstarter, a Venus Optics alcançou a sua meta inicial de financiamento em apenas 30 dias com US $ 660.000 de 759 patrocinadores e apoiantes… Isso levou-os a querer procurar nos mercados tendo-se apresentado na Photokina em Colónia, na Alemanha… E essa presença apresentou-os ao mundo. Assim em 2017, começaram a projectar lentes para serem utilizadas em máquinas da SONY.

Tinha chegado portanto a hora de lançar o seu Killer Product: a Laowa 24mm f/14 Probe.máquina digital

E porque é que este “tubo” é um Killer Product?

Bom, a maneira mais fácil de responder a isso é mostrar o que é que esta óptica pode fazer pelos criadores digitais… Por exemplo, isto é uma pizza, pelos “olhos” da Laowa 24mm f/14 Probe…

E isto é um interior de uma garrafa de sumo!

Laowa digital fotografia

Ou o interior de um livro…

Laowa Digital

Ou grãos de café a cair…

Camera digital

Em resumo, esta é uma lente para Macrofotografia ou seja, a arte de fazer fotografia de pequenos seres (como insectos) ou objectos inanimados, com o objectivo de capturar detalhes que passariam despercebidos a olho nú. Este “tubo” ou objectiva da Laowa permite-nos aproximar e ampliar de tal maneira, que o efeito final parece ser próprio de uma produção de cinema.

A Laowa disponibiliza montagens para a Canon EF, Nikon F, Sony FE, Arri PL, e esta lente fotográfica está presentemente a preço de lançamento no Kickstarter.

E como seria um filme saído desta lente fotográfica incrível? Aqui está:

 

Nota: Aceite a sugestão do Bit2Geek e leia O the Verge fez um vídeo sobre o Hacking da Webcam… E é muito bom!