davinci color mini

A da Vinci Color Mini, desenvolvida pela empresa chinesa XYZ Printing, é uma impressora 3D que promete mudar a monotonia das cores na impressão 3D. Com um preço final projetado de 1.599 dólares, e com o objetivo de se tornar uma máquina de baixo preço, era é a primeira solução de impressão 3D multicolor disponível para o mercado de consumo, educação e maker. A impressora encontra-se em pré-venda no Indiegogo por preços abaixo dos mil dólares.

davinci color miniImprimir em 3D a cores

Mas isso só imprime numa cor é uma pergunta comum ouvida por quem está envolvido com a vertente mais acessível das tecnologias de impresão 3D, a manufatura aditiva FFF/FDM. Pela sua própria natureza, a impressão por deposição de filamento fundido obriga a utilizar uma cor por peça. Para se obter peças multicoloridas, temos de imprimir vários elementos em diferentes cores de filamento, ou polir e pintar posteriormente. Outra solução, mais complexa, implica ter impressoras com múltiplos extrusores, cada um a extrudir filamento de uma cor. Até agora, não existia um processo simplificado de impressão multicolor 3D para impressão não profissional.

A tecnologia desenvolvida pela XYZPrinting combina a impressão 3D FFF/FDM e a impressão por jato de tinta. Durante o processo de impressão, são injetados no extrusor gotículas de tinta para colorir o material de impressão na superfície exterior do objeto. O resultado são impressões, numa gama completa de cores, algo que parecia impossível de atingir com as tecnologias disponíveis para o mercado doméstico. Denominada 3DColorJet, esta tecnologia permite que gotículas de tintas cyan, magenta e amarelo sejam absorvidas por filamento PLA com propriedades de absorção de cor, também desenvolvido pela XYZ. Esta mistura de cores permite obter milhões de tonalidades na superfície dos objetos.

da Vinci Color Mini: Impressão 3D a cores acessível

As especificações da impressora são as habituais no domínio da impressão 3D comercial. A resolução de impressão vai dos 100 aos 400 microns, com um volume de impressão de 13x13x13 cm nos três eixos. Na mesma vertente das restantes impressoras 3D da Da Vinci, tem auto-carregamento de filamento e auto-calibração da mesa de impressão. É uma impressora fechada, o que traz vantagens no controle de variações de temperatura ambiente durante o processo de impressão. O slicing e controle da impressora são assegurados pelo software proprietário da XYZ. Os materiais de impressão incluem o PLA e o PETG. Para se obter impressões multicolores se tenha de usar o filamento 3D Color PLA desenvolvido pela empresa.

davinci color miniEsta impressora, com comercialização prevista para dezembro de 2018, é uma versão mais acessível da da Vinci Color. Disponibilizada em 2017, esta foi a primeira impressora 3D a permitir impressões multicolores com a tecnologia de jato de tinta. Não se destinava ao mercado de consumo.

A da Vinci Color Mini não está pensada para aos domínios profissionais da manufatura aditiva. A XYZPrinting foca-se nos mercados da impressão 3D educacional e doméstica. A nível profissional, utiliza-se a tecnologia binder jetting. Combinando polímeros com pigmentos, permite obter impressões 3D totalmente coloridas, mas o preço destas impressoras é proibitivo para contextos não profissionais. Com uma impressora desktop capaz de imprimir objetos coloridos, as tecnologias de manufatura aditiva aumentam o seu potencial nos domínios da fabricação pessoal e personalização extrema de bens.

Quer explorar mais o mundo da impressão 3D? Aceite a nossa sugestão de leitura: Manufactura Aditiva: A Indústria do Futuro que já existe nos dias de hoje.