Ontem de madrugada, pelas 2:00 da manhã, Elon Musk fez o conferência de imprensa na SpaceX para anunciar ao mundo quem seria o primeiro turista espacial da SpaceX… Esperava-se que fosse o próprio Elon Musk, esperava-se que fosse anunciado que o vaivém BFR tivesse tecnologia inovadora no que diz respeito á segurança, e esperava-se que principalmente que fosse para já!!! No horizonte de dias ou semanas…

Porque razão Elon Musk agradeceria à NASA umas horas antes, por Twitter, dizendo que sem a NASA “nada disto seria possível”??? Ninguém dormiu nessa noite!!! Toda a gente esperou pelo directo… Tinha mesmo que ser uma coisa em grande… Uma revolução no Espaço. A SpaceX tinha surpreendido outra vez!!!

Primeiro foi o submarino…

Nada disto aconteceu!!!! Foi um pura operação de Marketing. Brincar com coisas sérias, tal como aconteceu com o suposto submarino inovador para resgate da gruta da Tailândia…

Como se tratava de uma mera operação de Marketing (o que foi percebido por todos), porque nem sequer o submarino cabia nas estreitas passagens que existiam dentro da gruta, este plano acabou por ser simplesmente rejeitado… E de forma pouco agradável para Musk

Mas ontem de madrugada, pelas 2:00 da manhã, Elon voltou a fazer das suas…

Musk anunciou que Yusaku Maezawa, o 14.º homem mais rico do Japão, como o primeiro turista espacial da SpaceX. Se Musk tivesse confiança na tecnologia que apresenta, ele próprio iria… Mas não.

Depois foi o japonês…

Fez pior… Elogiou a coragem de Yusaku Maezawa, justamente por se tratar de uma missão de alto-risco… Disse até que haver pessoas como o japonês o fazia restaurar a Fé na Humanidade… Chegou a dar-nos a sensação que Musk estava a convidar Yusaku para entrar numa espécie de Assador de Carnes e não no BFR Rocket da poderosa SpaceX…

Seguiu-se a vez de Yusaku Maezawa falar… Falar… Falar…

Maezawa quase não fala Inglês e precisa de uma tradutora… O que ficámos a saber? É rico, tem uma empresa de moda (o que é que isto tem de emblemático para a primeira viagem comercial no Espaço???)… E quer levar seis a oito artistas com ele…. Quem são? Só Deus sabe…

Diz que gostava que fossem como Basquiat para pintar sobre a viagem e como John Lennon para fazer uma música. Falou como se este fosse o grande momento da Humanidade, e que deveria ficar registado na arte… Mas quem é que vai aceitar??? Não foi capaz de avançar nem um nome??? Não foi, porque não havia nomes para anunciar…

Daqui a 5 anos, se tudo correr bem…

O pior estava para vir… Elon Musk disse “en passant” que a tecnologia era segura, que iam fazer vários voos de teste antes de transportarem humanos…

Mas não tinham feito ainda??? As companhias concorrentes (Blue Origin e Virgin Galactic) já fizeram vários voos de teste e públicos, só que ainda não anunciaram quando seria o primeiro voo. Elon Musk anunciou o primeiro voo, mas ainda nem sequer começou os testes…

Qualquer coisa como isto: “Não se preocupem, pois vamos fazer vários voos de teste antes de 2023!”

Não tinha ficado claro que era pura propaganda, até Musk dizer “2023”… Jeff Bezos o dono da Amazon e da Blue Origin já fez 9 voos de teste com o New Shepard e pretende colocar pessoas no Espaço ainda durante o próximo ano, segundo se sabe…

A Virgin Galactic de Sir Richard Branson, já fez pelo menos 2 voos com o conhecimento do público… E o seu veículo espacial parece ser o mais consistente até agora…

Então o que anunciou Elon Musk, ontem ás 2 da manhã??? O que estão os jornais a noticiar??? O que fez a SpaceX de tão espectacular? Pouco, pelo menos para ser já anunciado…

Ou seja: A SpaceX anunciou uma tecnologia que Elon Musk considera ser de alto-risco, que ainda não foi testada, e que só voará em 2023 comercialmente (caso os voos de teste o permitam, claro).

Fica ainda por explicar o horizonte de 5 anos, tratando-se de uma tecnologia “acabada”.

Esse foguetão BFR levará Yusaku Maezawa e 6 a 8 artistas (sendo que não se sabe se há convites feitos, se alguém aceitou e quem aceitou)…

Entretanto Elon Musk tem com o que se preocupar…

É isto… Entretanto, entre 2019/20 a Virgin Galactic e a Blue Origin, pelo menos um deles, deverá levar os primeiros turistas ao Espaço. Continua sem se saber quem ganhará a corrida, e tudo está em aberto. O horizonte de 5 anos, atirando para 2023, é que parece bastante longínquo pelo menos para quem tem assistido aos testes da concorrência…

Quanto ao “bombástico” anúncio de Elon Musk, parece seguir a mesma lógica das declarações que fez sobre ter financiamento para retirar a Tesla da Bolsa de valores (o que provocou uma corrida às acções – das quais Elon Musk detinha na altura 20%), para anunciar em seguida que afinal o financiamento não estava garantido, fazendo as acções cair vertiginosamente… Esta jogada fez com que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos tenha resolvido começar a investigar a Tesla pela suspeita do crime de fraude.

Será que está a ser dito algo, que vai ser desmentido no futuro? Anunciou-se só por anunciar?

Quem segue estes assuntos de perto, não terá ficado muito contente…

A SpaceX é uma empresa extraordinária, e que possivelmente mais fez pela odisseia espacial. Contudo a “guerra de Tweets” de Elon Musk e estas acções de propaganda, minam o legado desta grande empresa. Os episódios sucedem-se, e a opinião pública vai dando sinais disso mesmo. Veja-se o recente vídeo de Neil deGrasse Tyson sobre Elon Musk.

Notas:

*Aceite a sugestão do Bit2Geek e leia Blue Origin começa a testar levar humanos ao Espaço

**O Bit2Geek convidou alguns cientistas (portugueses e estrangeiros), que têm sido anunciados nos artigos anteriores, para começarem a assinar textos de divulgação, que possam esclarecer os leitores sobre a revolução espacial que estamos a viver… Estamos no início da conquista do Espaço, e isso não pode passar despercebido… O Bit2Geek anuncia hoje um novo reforço, que muito nos honra, para nos ajudar a perceber algumas questões relacionadas com as questões energéticas (entre outras), que envolvem a Odisseia Espacial:

Raquel CrespoRaquel Pereira Crespo é Doutorada em Física Nuclear Teórica pela Universidade de Surrey, Reino Unido, e é actualmente Professora do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. Trabalha como cientista em Física Nuclear Teórica, Teoria das Reacções Nucleares, núcleos exóticos produzidos por feixes de iões radioactivos e reacções de interesse Astrofísico. Foi Membro do INTC (2015-2017) (ISOLDE and Neutron Time-of-Flight Experiments Committee). O Laboratório ISOLDE destina-se à produção de feixes de iões radioactivos a baixas energias para aplicação no domínio da Física Nuclear e Atómica, bem como das Ciências dos Materiais e da Vida.

É também Membro do Comité Científico R3B/Nustar/FAIR (Facility for Antiproton and Ion Research in Europe), um novo laboratório internacional (International Acelerator Facility),  destinado entre outros a estudar a estrutura da matéria e a evolução do Universo.

É Autora e Co-Autora de cerca de 100 publicações científicas em revistas internacionais e edições especiais com referee. Participou em 19 projectos científicos financiados (8 como investigadora principal) e como convidada em diversas palestras internacionais.

É actualmente Membro Internacional de comités de Conferências em Física Nuclear.

Anunciaremos mais colaboradores do Bit2Geek em breve. Stay tunned!