A Galeria Degli Uffizi é a mais recente entidade a utilizar tecnologias de digitalização 3D em iniciativas de acessibilidade e preservação digital do património artístico. Este é um dos museus italianos mais visitados a nível mundial, contando com um acervo de obras marcantes da antiguidade clássica ao renascimento italiano. O museu inaugurou recentemente um website que permite descobrir as obras escultóricas deste museu a partir de qualquer lugar.
Património Cultural e Digitalização 3D no Uffizi
No The Uffizi Digitization Project estão para já disponíveis cerca de trezentas digitalizações 3D de alta resolução de parte do acervo do museu, entre aras, bustos, estátuas e grupos escultóricos. O projeto é sustentado por uma parceria entre o Virtual World Heritage Laboratory da escola de computação e informática da universidade de Indiana, E.U.A., o Politecnico di Milano e a Universidade de Florença. Nesta fase, está focado na digitalização de obras escultóricas greco-romanas, tendo como objetivo digitalizar a coleção completa de escultura grega e romana do museu.
Digitalização 3D permite novas formas de estudar artefatos
O grande objetivo deste não é o de ser um substituto para a visita ao museu pelo público. A digitalização das obras permite aos académicos novas formas de as analisar. Os investigadores estão a utilizar as obras digitalizadas para efetuar reconstrução cromática da pigmentação original das estátuas, restauros virtuais ou recriação hipotética dos cenários envolventes , contextos originais, recorrendo à imagem virtual. O valor académico e de divulgação cultural é complementado pelo caráter de cópia de segurança da obra artística, que não substitui o original, mas preserva a sua forma e características em caso de destruição.
Para saber um pouco mais sobre como o 3D se está a tornar uma tecnologia acessível a todos, leia o nosso guia de aplicações de modelação e digitalização 3D para dispositivos móveis.