A agência de notícias estatal da China, a Xinhua News Agency, anunciou há uma semana atrás que vai fazer uso de pivots criados por Inteligência Artificial (IA). Esta medida terá por base a imagem de um pivot real, onde é editada a zona da boca para que este possa ler as notícias em formato de vídeo.
A notícia foi avançada pelo South China Morning Post, e é algo assustadora: é utilizada a imagem de um pivot com voz sintetizada, e a IA faz o resto. Basicamente tudo o que é necessário é que alguém leia o artigo em chinês ou inglês, a inteligência artificial coloca na imagem do Pivot os gestos necessários para que a imagem pareça o mais autêntica possível.
O Pivot digital foi feito à semelhança do pivot chinês Qiu Hao e, no seu vídeo de apresentação, este pivot digital refere que pode trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano – ao contrário dos humanos. Esta inteligência artificial vai apresentar as notícias apenas em inglês. E entre os gestos humanos, inclui-se movimentos de sobrancelhas, pestanejar e outras expressões faciais, além dos movimentos da boca configurados para acompanhar a voz sintetizada.
“O desenvolvimento da indústria de media pede uma inovação contínua e uma integração profunda das tecnologias internacionais mais avançadas… Estou ansioso para lhe trazer novas experiências noticiosas”, diz este pivô digital no vídeo de apresentação.
O mais diabólico, é que este pivô digital vai trabalhar a partir de notícias escritas, textos, que depois reproduzirá, acompanhando com movimentos faciais e com toda a naturalidade.
O Terrorismo do Deep Fake…
Esta tecnologia já não vai voltar atrás. A China planeia assumir-se como líder mundial em inteligência artificial até 2030. E segundo a Xinhua News Agency, a tecnologia da inteligência artificial tem autenticamente “perspectivas infinitas”…
O estranho em todo este processo é que “as perspectivas infinitas” do pivot digital usa uma tecnologia muito semelhante à utilizada nos Deep Fakes.
Resumidamente o Deep Fake é uma ferramenta de edição de vídeo, que foi criada por um usuário do Reddit, e que usa a Inteligência Artificial para fazer o “Swap de rostos” de figuras públicas, colocando-as em situação chocantes.
A voz, a sincronização dos movimentos labiais, as expressões e gestos, tudo é possível falsificar…
Como funciona isto?
Em Dezembro de 2017 um utilizador do Reddit, com o nickname “deepfakes” inaugurou as hostilidades. Utilizando ferramentas de Inteligência Artificial em código aberto ou Open Source, ele utilizou o Keras e o TensorFlow (que pertence ao Google) para criar um algoritmo para treino de rede neural, e assim mapear o rosto de uma pessoa com intenção de o reproduzir “frame-a-frame”.
Mapeando o rosto da vítima, usa-se uma “cabeça de destino” para depois disso fazer a sobreposição… O Software posteriormente encarrega-se de ajustar as expressões.
É real???
Existir um vídeo na Internet que não conseguimos distinguir da vida real, é o perigo.
O Deep Fake é tão forte enquanto mensagem, que inclusivamente já foi utilizado na política: o partido belga Socialistische Partij, criou um vídeo falso em que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pede à população do país que votasse pela renúncia ao Acordo de Paris, um tratado que rege políticas climáticas.
O partido defende a criação de mais legislações ambientais, e o vídeo falso com Trump foi uma jogada de “Psicologia Reversa”: se ele é contra leis a favor da natureza, a maioria do público acabaria votando a favor apenas para contrariá-lo.
TRUMP HEEFT EEN BOODSCHAP VOOR ALLE BELGEN… #KLIMAATPETITIE PIC.TWITTER.COM/KF7NIADOKJ
— SP.A (@SP_A) 20 DE MAIO DE 2018
Este vídeo é propositadamente “falso” e mal-feito porque tinha que ser entendido como brincadeira, até porque é utilizado no “combate político”. Mas e se for clonada a face do pivot digital e a notícia seja de difícil confirmação da fonte original, mas com rápidas consequências?
Um rumor divulgado por Whatsapp pode ter consequências desastrosas, como podemos ver por exemplo aqui. Então como será o Futuro, quando a fonte de notícias e a fonte mais credível fonte de Fake News (os Deep Fakes), usarem a mesma tecnologia?
***Aceite a sugestão do Bit2Geek e leia pode a Inteligência Artificial criar Arte?