A capacidade de usar um exoesqueleto para controlar remotamente um robot deu, recentemente, um passo de gigante graças à Toyota. Os sistemas ligados via cabo para telepresença já são comuns em robótica. A tecnologia desenvolvida pela empresa, em parceria com o operador de telecomunicações japonês NTT Docomo, deu um passo lógico. Utilizando redes celulares no protocolo 5G, é possível controlar sem fios um robot a distâncias de dez quilómetros. O robot T-HR3 é o primeiro a usar esta tecnologia.
T-HR3: Autonomia e Teleoperação
O robot em questão é o T-HR3. Este tem duas componentes, o robot propriamente dito, e uma base que funciona como exoesqueleto. Para o utilizar, o operador veste um arnês ao qual estão ligados controladores de braços, mãos e pés robóticos. A visão é feita através de um HUD para ver na perspetiva do robot. Este sistema é bidireccional, e transmite o feedback da força exercida ao operador, permitindo-lhe uma melhor compreensão do ambiente em que opera a máquina.
Apesar de não ser autónomo, este robot é capaz de se auto-equilibrar e coordenar para se manter erecto. Tem controle flexível de articulações para controlar o contacto com individuos no ambiente em que opera, de forma independente do teleoperador.
Teleoperação com Autonomia

O T-HR 3 foi desenvolvido para assistir pacientes e pessoas com limitações de mobilidade. Mas a tecnologia sem fios pode ser aplicada em situações de trabalho com telepresença. Especialmente em tarefas em que os robots sejam enviados para operações que exijam esforços, ou sejam muito perigosas para humanos. É algo que já hoje é possível, utilizando sistemas cablados. A demonstração da Toyota permite ir mais longe. O controle sem fios aumenta a autonomia do robot teleoperado.
Esta tecnologia está a chegar à robótica industrial e de consumo, mas já dá cartas na exploração espacial. Talvez os rovers marcianos sejam o melhor exemplo do que se consegue hoje fazer com teleoperaçao à distância. Estes robots são máquinas que têm de ser suficientemente autónomas para superar a latência temporal das transmissões rádio entre a Terra e Marte, mas operam de acordo com ordens enviadas das estações base.
Aceite o nosso convite e leia o artigo sobre “Robots” já começaram a substituir os humanos, nos supermercados.