Com o tema Transformação Digital, a E-Tech Portugal está de regresso. Foram anunciadas as datas e o seu patrocinador principal. Apoiado pela Altice, a quarta edição daquele que é o maior evento tecnológico a sul do Tejo irá decorrer a 10 e 11 de maio, em Setúbal. Durante dois dias, o Cais 3 do Porto de Setúbal irá receber um evento que conta com feira tecnológica, conferências, workshops e concursos.
O que é a E-Tech Portugal?
Este evento tecnológico que traz ao grande público o que empresas, instituições e escolas fazem nos domínios da inovação tecnológica. É organizado em conjunto pela Edugep, Associação Nacional de Professores de Informática, Associação da Indústria da Península de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal. Nas edições anteriores da E-Tech Portugal, o espaço do Cais 3 do Porto de Setúbal encheu-se de visitantes. O programa deste evento é abrangente. Sendo primordialmente um mostruário de empresas ligadas à tecnologia, também inclui um ciclo de conferências, um vasto programa de workshops, e concursos.
A educação é uma das vertentes deste evento. A E-Tech Portugal tem desde os primeiros momentos dado espaço às escolas do ensino básico e secundário. Nesta feira, projetos pedagógicos inovadores são mostrados ao grande público, saindo dos limites do mundo da educação. Robótica, programação, eletrónica e impressão 3D costumam ser as grandes vertentes destas abordagens, exploradas em projetos, na sala de aula em disciplinas como TIC ou informática, ou nos clubes de robótica e programação. Os melhores projetos são distinguidos por um júri de personalidades ligadas à tecnologia. O mais importante, é ser também um espaço de partilha entre alunos e professores. E, essencialmente, com o grande público, que desconhece o que se faz dentro das escolas.
Aposta na Transformação Digital

A aposta da organização tem sido na continuidade. Ao longo das suas várias edições, a E-Tech Portugal tem crescido de forma sustentada. Cada nova edição traz ao evento mais expositores de áreas diversificadas. Um crescimento que se tem traduzido também no número de participantes. Dizer que é o maior evento de tecnologia a sul do Tejo não é um slogan. Mostra a ambição da organização e a dimensão do evento. Em 2019, a quarta edição da E-Tech dedicada à Transformação Digital certamente que irá manter esta a tendência de evolução.
***Aceite o nosso convite e leia o artigo Portugal na Maker Faire Rome.