Hoje o Chef Kiko Martins ganhou. Mas como chegámos aqui? Em Novembro de 2018 resolvemos participar no concurso La Patata Marciana, o 1º Concurso de Gastronomia Espacial Internacional, para testarmos a força da Plataforma Bit2Geek enquanto plataforma científica e futurista.

Isso implicaria escolher um Chef de Cozinha que conseguisse fazer algo imaginativo com os ingredientes que selecionámos, e utilizando os procedimentos correctos ou seja, que a elaboração da receita fosse possível replicar em Marte (numa eventual missão tripulada)!

As cientistas Raquel Pereira Crespo (Física), Marta Cortesão (astrobióloga), Joana Neto Lima (cientista planetária), Ana Carolina Cordeiro (Bioquímica), Rebeca Fiadeiro (Bioquímica) e Marcin Makowski (Biólogo), não só pensaram nos ingredientes que poderiam ser utilizados, como também nos métodos de conservação para armazenamento a longo prazo! Coube ao Chef Kiko apresentar uma receita saborosa e imaginativa, e ele superou todas as expectativas: Desenhou Marte!!!

Um equilíbrio saudável de nutrientes, sais minerais, alguma água mas não muita, proteínas, fibra e alguma gordura bem como hidrato de carbono, foi a nossa preocupação! E um desafio difícil: o prato tinha que ter por base a batata, pois é um alimento que resiste à agressividade de Marte.

Escolhemos ingredientes secos/liofilizados. Porquê?

Ao usar ingredientes que sofreram este processamento está-se a aumentar o seu prazo de validade, pois nestas condições previne-se o desenvolvimento de fungos ou bactérias, levando ao seu apodrecimento. Assim, estes ingredientes podem ser armazenados durante anos, sem necessidade de refrigeração.

Além disso, a liofilização é das formas de conservação que melhor preserva a estrutura dos alimentos, mantendo assim as suas propriedades nutricionais e sabor.

Por último há uma vantagem no uso de ingredientes liofilizados. Trata-se da diminuição do volume e peso dos mesmos, facilitando e diminuindo os custos do seu transporte.

Legenda: Prato como foi apresentado pelo Chef Kiko no concurso

E como é que a confecção é ideal para Marte?

A maioria dos ingredientes usados na receita do Chef Kiko não requer a posterior reidratação dos ingredientes, o que é também vantajoso pois este processo pode ser pouco prático e dispendioso. A receita confia na boa combinação de ingredientes sem a necessidade de instrumentação.

Quais das necessidades básicas alimentares diárias podemos encontrar na Patata Marciana?

As necessidades básicas alimentares diárias são água, hidratos de carbono, proteína, fibra e gordura. As batatas cozidas são maioritariamente compostas por água e hidratos de carbono. Os ovos e o bacalhau são fonte de proteína. A gordura em quantidades saudáveis é dada pelo azeite, azeitonas e chouriço.

Quais as propriedades especiais dos alimentos escolhidos na receita para Marte?

  • Bacalhau – é uma excelente fonte de proteína e de selénio, um mineral importante para vários processos do organismo, entre eles a síntese de hormona tiróide e as defesas antioxidantes. Alem disso, é também rico em vitamina B6 e B12.
  • Batata – é dos mais vantajosos ingredientes para a alimentação em Marte, por ser rico em hidratos de carbono, fornecendo as calorias que são essenciais para a obtenção de energia. De facto, estima-se ser possível sobreviver-se cerca de um ano a comer somente batatas.
  • Ovos – Tem um factor nutricional muito elevado, por serem um dos alimentos mais ricos em proteína. São também fonte de um elevado número de vitaminas e nutrientes, entre eles a luteína e a zeaxantina (carotenóides), que além do seu papel antioxidante são também importantes para a prevenção da degeneração ocular.
  • Salsa – altíssima fonte de vitamina A – uma vitamina com uma função fulcral na saúde ocular, actua na retina sob a forma de retinol, funcionando na absorção da luz e visão a cores. A visão é um dos factores que afecta os astronautas, que frequentemente experienciam sintomas de perda de visão. Além disso, esta vitamina é importante para a renovação celular e manutenção óssea. A Salsa é também fonte de potássio – que juntamente com o sódio são essenciais para o funcionamento do organismo, como por exemplo estabelecimento do ritmo cardíaco, excitação de neurónios, etc.
  • Cebola – é rica em antioxidantes e polifenois, como a quercetina, que é um potente anti-inflamatório.
  • Alho – um dos ingredientes mais poderosos para a saúde – rico em manganês – um mineral necessário para a actividade de diversas proteínas, regeneração óssea, produção de tecido conjuntivo etc.

page1image8129536

Tanto o alho como a cebola são ricos em compostos de enxofre, como certos aminoácidos. Os compostos com enxofre são essenciais para a dieta por serem imprescindíveis para a manutenção das defesas antioxidantes, na regeneração do tecido conjuntivo, pele e queratina.

  • Azeitonas – gorduras, ácido oleico em particular. Minerais como o ferro e o cobre. É de notar que fontes de cobre na alimentação nem sempre estão presentes. O cobre é um mineral essencial na dieta, por ser um co-factor para determinadas proteínas, o que significa que estas proteínas não funcionam sem a presença de cobre. Algumas destas estão envolvidas na síntese de melanina, produção de dopamina, desintoxicação de radicais livres nas células, entre outras.
  • Alga Wakame – Alto teor em Vitamina B, nomeadamente folato (B12) essencial para a a replicação do DNA durante divisão das células, que ocorre com maior intensidade durante o crescimento e durante a gravidez. Também é uma boa fonte de manganês.
Legenda: Chef Kiko recebe o prémio da Patata Marciana

Resta-nos agradecer a participação do Chef Kiko, e dar-lhe os merecidos parabéns!

***Aceite a sugestão do Bit2Geek e leia :

Como funciona o Rover Mars 2020? O que vai procurar em Marte?

 

Artigo anteriorLeituras Automáticas Irreais
Próximo artigoKinshasa Robocop
O Canal Bit2Geek.com - Tecnologia, Futurismo e Espaço é uma aposta recente para criar um modelo de conteúdos premium, pensados com um critério de divulgação científica. No Bit2Geek convidamos cientistas portugueses e estrangeiros, bem como analistas de diversas áreas, a escrever artigos de opinião e divulgação, futuristas e inovadores. O Bit2Geek.com desafia o leitor a reflectir sobre o Futuro, a acompanhar a Exploração Espacial e a inteirar-se sobre as conquistas tecnológicas da Humanidade.