A melhor maneira de saber quem vai escrever aqui no Bit2Geek é com alguma regularidade passar pela nossa página Sobre Nós. Aqui damos a conhecer um pouco mais sobre os autores que nos vão passar a acompanhar. Sigam-nos!

Recentemente convidei para participar neste canal, Jorge Silva Carvalho, que anunciou a sua colaboração ontem com o Bit2geek, em entrevista com o Rui Unas no seu podcast. É especialista em Intelligence, Inteligência competitiva, Estratégia e Segurança. Tem um longo currículo académico, e desempenhou funções muito relevantes ao serviço de Portugal, como dirigente do Serviço de Informações de Segurança – SIS, como Chefe do Gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa – SIRP, e como Diretor-Geral do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED).

Tenho o prazer de o conhecer há alguns anos, e as conversas que tivemos levam-me a crer que tenha imenso para dar a este canal. O Bit2geek fala sobre Exploração Espacial e Futurismo. É minha convicção que na década de 2020/30 começam a colocar-se desafios irregulares, que têm que ver com o reequilibro de forças entre as potências mundiais, espionagem industrial a uma escala nunca vista (decorrente aliás dos avanços tecnológicos que diariamente nos surpreendem), processos complexos de tribalização social e subversão (com ascensão de grupos neo-nazis, jihadismo e outros – que aliás já está a acontecer).

Tal como o Jorge Silva Carvalho explicou nesta entrevista (onde explica o convite que lhe fiz), “sempre que houver uma oportunidade vai criar-se uma ameaça”. Esta é a principal razão pela qual lhe pedi para pensar numa perspectiva futurista e surpreender os nosso leitores. Tenho a certeza que o irá fazer.

Sugiro também o seu livro (muito interessante por sinal), para quem quiser perceber um pouco mais quem ele é e o que fez, ao longo da sua carreira nos Serviços de Informação.

***Aceite a sugestão do Bit2Geek e clique em baixo para saber mais

Think Tank estima a perda de um milhão de empregos para AI, em Hong Kong.