Doggo
Robot Quadrúpede Open Source (Stanford Doggo Project)

Aviso: este projeto requer algum trabalho de montagem. No entanto, é perfeito para aqueles que sentem inveja a ver os vídeos onde a Boston Dynamics mostra os avanços na sua tecnologia robótica. Para quem quiser ter a oportunidade de construir o seu robot autónomo quadrúpede, um grupo de investigadores ligados ao clube de robótica da universidade de Stanford tem uma solução. Criaram a Doggo, uma plataforma de robótica open source. O seu um robot pode ser construído com peças que se encontram facilmente nas lojas de eletrónica ou fablabs.

Doggo: Robótica Avançada de Baixo Custo

Doggo
Requer montagem. Não esquecer a chave de parafusos. (Stanford Doggo Project)

O conceito que levou ao desenvolvimento da Doggo é o de desenvolver uma plataforma de robots quadrúpedes de baixo custo. Com isto, qualquer investigador ou maker pode construir uma réplica. E, com isso, levar mais longe a tecnologia. O robot baseia-se numa carenagem simples. Assenta sobre pernas poligonais, cuja deslocação é controlada por motores programados para funcionar como suspensões virtuais.

Apesar da sólida engenharia, o Doggo não é um robot autónomo. Os investigadores focaram-se no desenho de uma plataforma simples de replicar. Outros desenvolvimentos, especificamente na adoção de sistemas de visão computacional e algoritmos de autonomia, é o que esperam que a comunidade de futuros construtores de Doggos façam evoluir. Parece-nos uma boa aposta, a avaliar pela explosão de aplicações e mercados à volta da plataforma de computação aberta como Arduino ou Raspberry Pi. Este tipo de projetos diminuem os custos da robótica e computação. Tornando-os mais acessíveis, têm tendência a responder aos anseios de comunidades criativas. Estes levam-nos em direções inesperadas pelos seus criadores originais. Se quiserem começar a construir o vosso Doggo, os planos e listas de peças estão disponíveis no Github.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Abelhas Robot: Solução para Ecossistemas Ameaçados pelo Aquecimento Global?

Artigo anteriorCubeSat, o pequeno satélite que está a revolucionar o sector espacial
Próximo artigoSabia Que… É Fácil Utilizar uma Inteligência Artificial para Escrever?
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.