EU Codeweek Educação
Programação e robótica: já não é o futuro, é o presente (EUN/Codeweek)

Temos uma missão, no Bit2Geek. Queremos tornar a ciência e tecnologia acessível ao grande público, de forma divertida mas rigorosa. Ciências hard, espaço, física, biotecnologia, computação, inteligência artificial. Estes, e outros, são temas que não tememos, e que queremos com clareza transmitir. O progresso entusiasma-nos. Desmistificamos o que é complexo e apostamos na solidez do conhecimento. Acreditamos que o futuro se constrói assim. Nesse espírito, vamos participar na EU Codeweek.

Construir o Futuro, com Programação e Robótica

EU Codeweek Educação
Programação e robótica: já não é o futuro, é o presente (EUN/Codeweek)

Falar da importância da programação e robótica para a sociedade contemporânea e futuro próximo é já banal. Sabemos que estas tecnologias já são, hoje, um dos grandes motores da economia. Também sabemos que para manter e potenciar esta explosão e crescimento, necessitamos de pessoas formadas nestas áreas. Não por acaso, os incentivos para estimular carreiras nestas áreas sucedem-se.

É nesta vertente que se situa a iniciativa EU Codeweek. Patrocinada pela União Europeia, é desenvolvida através da European Schoolnet. Procura dar visibilidade, despertar atenção e vocações através de iniciativas que divulgam programação e robótica em todos os níveis de ensino, especialmente nos mais elementares. Por isso, sua grande iniciativa anual é a semana da programação. Ao longo de cinco dias. alunos de escolas de toda a União Europeia e países pertencentes à rede EUN experimentam e desenvolvem atividades de introdução à programação e robótica.

Bit2Geek na EU Codeweek

Estas iniciativas não têm de ser circunscritas neste tempo. Cada país conta com um grupo de professores, os Leading Teachers. Estes são responsáveis por dinamizar atividades que ultrapassem os limites da sala de aula. De formações a workshops, passando por demonstrações, dias abertos, divulgações. Acima de tudo, procuram-se atividades que mostrem à comunidade alargada o potencial destas tecnologias.

Este ano, aproveitando o facto de um dos elementos da hive mind Bit2Geek ser também um dos leading teachers portugueses, vamos associar-nos à EU Codeweek. Naturalmente, fazemo-lo com aquilo que fazemos melhor. Aproveitamos a oportunidade para falar da importância da programação, robótica, impressão 3d e outras tecnologias na educação. E primeiro lugar, para marcar a nossa associação à EU Codeweek, criámos um evento inserido nas atividades dessa semana.

Se queremos chegar às estrelas, minerar asteróides, assentar bases na lua e marte, há algo que é fundamental. Por isso, necessitamos de apostar na educação. Precisamos que as crianças de hoje cresçam com uma compreensão profunda da ciência e tecnologia. Acima de tudo, que não sejam meros utilizadores de gadgets, mas sim criadores, capazes de levar ainda mais longe as tecnologias que estão a construir o nosso futuro. E, para isso, não podemos ficar de braços cruzados, à espera que os pesados e antiquados sistemas de ensino se adaptem às transformações sociais e económicas trazidas pela explosão da tecnologia digital.

Artigo anteriorCapturas na Rede: Diretório de Leituras Intrigantes (27 de Maio)
Próximo artigoAquanautas começam a treinar “astronautas” para a missão Lua 2024.
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.