euroHPC
Rede europeia de supercomputadores (EuroHPC)

Um grande salto para a Europa, e também para Portugal. O projeto EuroHPC anunciou um investimento forte nas capacidades europeias de supercomputação. Com um orçamento total de 840 milhões de euros, foram selecionados oito países na União Europeia para receberem supercomputadores. E um deles é Portugal.

EuroHPC: Aproximar a Europa dos Gigantes da Supercomputação

O grande objetivo do projeto EuroHPC é dotar a Europa de sistemas de supercomputação de alto nível. Com isso, pretende-se diminuir o fosso nestas capacidades face à China e Estados Unidos, os líderes mundiais neste tipo de sistemas. Estes sistemas permitirão aos cientistas e empresas de toda a europa desenvolverem pesquisa de computação intensiva dentro do espaço europeu. As aplicações desta tecnologia envolvem pesquisa em áreas de computação intensiva como previsões climatéricas, bio-engenharia, aquecimento global, investigação em medicamentos e novos materiais, entre outras aplicações.

Em Portugal, o Centro de Supercomputação Avançada do Minho foi o escolhido para instalar um dos novos supercomputadores. Este centro é gerido numa parceria entre a REN e a Universidade do Minho, e já alberga aquele que é o mais poderoso supercomputador português. O equipamento destinado a portugal terá uma capacidade de dez petaflops, o que aumentará muito a capacidade de computação nacional. O acesso a estes supercomputadores estará aberto a cientistas e empresas, feito por concursos nacionais e europeus. Neste domínio transnacional do âmbito do projeto EuroHPC, os investigadores portugueses também terão acesso ao MareNostrum 5. Estes será o supercomputador que, com o financiamento deste projeto, o Centro Nacional de Supercomputación sediado em Barcelona irá construir.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia que… As Armas Laser Estão Cada Vez Mais Próximas?