Este robot é capaz de escrever em qualquer língua. E também desenha, após observar exemplos de letras ou imagens. Funciona graças a um algoritmo é capaz de analisar padrões visuais para em seguida os replicar. Este projeto foi desenvolvido na Universidade de Brown, Rhode Island, pelos investigadores Atsunobu Kotani e Stefanie Tellex.
Um Algoritmo que Aprende a Identificar Desenhos
O truque está no algoritmo. Utilizando aprendizagem automática e redes neuronais, é capaz de analisar palavras manuscritas e desenhos. Com isso, deduz a sucessão de traçados que lhes dá forma. Este algoritmo funciona com base em dois modelos, global e local. No global, o robot observa a imagem como um todo, percebendo de que traços é formada. No local, esta observação é refinada com os pormenores específicos de cada letra ou forma desenhada. Desta forma, combinando modelos, é capaz de decidir quais os movimentos a fazer, e replicar traçados.
Nos primeiros testes, o robot foi ensinado a escrever em Kanji. Em seguida, os desafios foram mais longe. O algoritmo de visão computacional teve de mimetizar a palavra hello escrita em dez diferentes idiomas, repetir palavras escritas com a letra incerta de crianças, e recriar um desenho simples. Este é um exemplo da capacidade tremenda de aprendizagem de robots, cruzando visão computacional com inteligência artificial.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Sabia Que… É Fácil Utilizar uma Inteligência Artificial para Escrever?