algoritmo robot
Robot a replicar escrita em diferentes línguas (Atsunobu Kotani e Stefanie Tellex)-

Este robot é capaz de escrever em qualquer língua. E também desenha, após observar exemplos de letras ou imagens. Funciona graças a um algoritmo é capaz de analisar padrões visuais para em seguida os replicar. Este projeto foi desenvolvido na Universidade de Brown, Rhode Island, pelos investigadores Atsunobu Kotani e Stefanie Tellex.

Um Algoritmo que Aprende a Identificar Desenhos

O truque está no algoritmo. Utilizando aprendizagem automática e redes neuronais, é capaz de analisar palavras manuscritas e desenhos. Com isso, deduz a sucessão de traçados que lhes dá forma. Este algoritmo funciona com base em dois modelos, global e local. No global, o robot observa a imagem como um todo, percebendo de que traços é formada. No local, esta observação é refinada com os pormenores específicos de cada letra ou forma desenhada. Desta forma, combinando modelos, é capaz de decidir quais os movimentos a fazer, e replicar traçados.

Nos primeiros testes, o robot foi ensinado a escrever em Kanji. Em seguida, os desafios foram mais longe. O algoritmo de visão computacional teve de mimetizar a palavra hello escrita em dez diferentes idiomas, repetir palavras escritas com a letra incerta de crianças, e recriar um desenho simples. Este é um exemplo da capacidade tremenda de aprendizagem de robots, cruzando visão computacional com inteligência artificial.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia Que… É Fácil Utilizar uma Inteligência Artificial para Escrever?

Artigo anteriorSabia que… Portugal Vai Receber Um Super-Computador?
Próximo artigoCapturas na Rede, 16 de Junho: Cultura Espacial, Sci-fi e algo de intrigante
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.