HyQReal Robot

É apropriado que este robot quadrúpede esteja a puxar um avião Piaggio Avanti. São ambos expoentes do melhor que a engenharia italiana é capaz de criar. Apesar do seu design dos anos 80, esta aeronave ainda é daquelas com um visual mais futurista a voar atualmente. O robot que a puxa também não é nenhuma novidade. Chama-se HyQReal e é um melhoramento da plataforma de desenvolvimento de robots Hy, desenvolvida pelo Instituto Italiano de Tecnologia em 2011.

HyQReal: Um Robot Europeu Multifunções

Puxar uma aeronave de três toneladas foi um teste às capacidade desta nova plataforma de desenvolvimento tecnológico da robótica europeia. O HyQReal mede um metro e meio de comprimento e noventa centímetros de altura. Pesa 130 quilos, entre carenagem, componentes e baterias. É protegido por uma armadura de alumínio e superfícies de kevlar, fibra de vidro e plástico. Usa dois computadores, um para controlar o robot e outro para visão computacional. Futuramente, contará com um braço mecânico auxiliar.

De aspeto robusto e resistente, o HyQReal está desenhado para apoio em ambientes complexos e hostis. Água e areia não são obstáculos para uma máquina concebida para agir em caso de catástrofe, inspeção de zonas perigosas ou usos agrícolas. O golpe publicitário com o Piaggio Avanti mostra que na robótica, a tecnologia europeia está a aproximar-se dos desenvolvimentos na robótica móvel a que a americana Boston Dynamics já nos habituou.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Do Unimate ao Baxter: Sete Magníficos Robots