Para este algoritmo desenvolvido pela Samsung, basta uma imagem. Até agora, os algoritmos de transferência deepfake eram capazes de gerar falsos vídeos realistas a partir de bases de dados de imagens. Mas este novo modelo vai muito mais longe. Só precisa de uma imagem, e dados sobre movimento facial, para conseguir animar de forma muito convincente imagens fixas.
Single Shot Learnng da Samsung: Algoritmo de Animação Realista
O processo foi criado por investigadores do centro de pesquisa Samsung AI Center, que o designaram single shot learning. O algoritmo precisa de uma base de dados de topologia facial para aprender como animar o rosto. Utilizando Redes Adversariais Generativas, aplica a aprendizagem a uma única imagem. O resultado são animações progressivamente realistas de expressões e movimentos faciais. Os resultados finais não são impecáveis, mas o nível de realismo tem tendência a aumentar.
Este algoritmo representa mais um passo nas capacidades de criação de imagens utilizando inteligência artificial. As técnicas já conhecidas dependiam de bases de dados com diferentes fotografias do rosto a animar. Estas treinam o algoritmo para gerar vídeo falso. Com a técnica single shot learning desenvolvida pela Samsung, basta uma imagem, e conhecimento sobre movimentos faciais. É impossível não terminar com a questão. Sabendo que estas técnicas foram desenvolvidas e os algoritmos são bem conhecidos, até que ponto é que podemos continuar a confiar nos vídeos que são partilhados online?
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…