Lavar pratos é mais do que uma tarefa chata caseira. Na indústria da restauração, é um emprego pouco apreciado, sujo e de elevada rotatividade. A Dishcraft Robotics procurou resolver este problema desenvolvendo um sistema robótico de lavagem de pratos. Embora o robot não elimine totalmente a necessidade do elemento humano, automatiza o pior e mais repetitivo lado desta tarefa.
Dishcraft: O Robot Que Lava Pratos
Este robot foi concebido para o mercado industrial da restauração e hotéis. O seu sistema é capaz de analisar cada prato em busca de resíduos, combinando visão computacional e aprendizagem automatizada. Os pratos são pré-selecionados por empregados que os colocam em diferentes contentores, de acordo com o tipo de sujidade. Assim, o trabalho do algoritmo é facilitado. Dentro da máquina, o robot tem atuadores especialmente desenvolvidos para lidar com um material frágil. Um braço robótico pega nos pratos, em seguida uma escova rotativa especialmente desenvolvida efetua a limpeza.
O truque de usar operadores humanos para separar os pratos por tipo de sujidade não é o único que a Dishcraft usa. Este sistema robótico usa pratos especialmente desenvolvidos, com um elemento metálico para permitir ao braço robótico pegar neles com magnetismo. O objetivo da empresa não foi o de desenvolver um robot de lavagem de pratos generalista. Desenvolveu um sistema integrado que oferece a restaurantes e hotéis. Estes só têm de se preocupar em servir os clientes. A louça suja é entregue à Dishcraft para os seus robots a lavarem, e depois regressa aos seus clientes. Lavagem automatizada de louça como um serviço é o conceito de negócio por detrás deste robot.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…