EVA robot
Braço Robótico EVA (Automata).

Desenvolvido pela Automata, uma empresa de robótica londrina, o robot EVA promete revolucionar a robótica industrial e doméstica. O seu objetivo: construir um robot de baixo custo, tão simples de utilizar que bastam quinze minutos para o programar. E pode ser usado por utilizadores sem experiência prévia de programação e robótica.

EVA: Baixo Custo e Acessiblidade

O custo dos equipamentos é um dos grandes obstáculos da robótica, com robots industriais com preços muito elevados. O EVA promete ter um preço de cerca de 7000 euros, tornando-o acessível a pequenas e médias empresas. O outro grande obstáculo é a complexidade da sua programação. Os engenheiros da Automata desenvolveram um software de controlo que funciona em quaisquer dispositivos, utiliza funções drag and drop, e está concebido para ser tão simples de usar que utilizadores pouco experientes o consigam programar.

O EVA não está claramente destinado a aplicações de robótica industrial de alto nível. O seu nicho está nas pequenas e médias empresas que gostariam de investir nesta tecnologia para otimizar os seus processos de produção ou serviços, mas não dispõem do capital e know how para um robot industrial tradicional.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Milagre Mecânico na Catedral

Artigo anteriorSabia Que… Vão Haver Bioimpressoras 3D no Espaço?
Próximo artigoSabia que… A HP Está Desenvolver um Supercomputador de Baixo Custo para o Espaço?
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.