Os aviões modernos já têm a capacidade de aterrar de forma automática. Mas estes sistemas não são verdadeiramente autónomos, e dependem da infraestrutura dos aeroportos. Investigadores da Universidade Técnica de Munique estão a desenvolver uma tecnologia de visão computacional que permite a um avião aterrar de forma completamente autónoma. O piloto deixa de ser necessário.
C2Land: Facilitar a Tarefa dos Pilotos
Aterrar de forma automatizada já é possível, e é um procedimento rotineiro na aviação comercial. Mas este automatismo não representa verdadeira autonomia. O processo depende dos sistemas ILS (instrument landing system). Este envia continuamente sinais de rádio que guiam o piloto automático numa aterragem segura. Uma tecnologia que é especialmente útil em condições atmosféricas de baixa visibilidade. No entanto, trata-se de uma automatização, e não de um verdadeiro sistema autónomo que reaja perante o ambiente e tome decisões.
O trabalho dos investigadores alemães no projeto C2Land utiliza algoritmos de visão computacional para controlar a aterragem de uma aeronave. Depende do input de duas câmaras. Uma funciona no espetro visível. Outra na gama dos infravermelhos. Combinando os sinais óticos destes instrumentos, o algoritmo consegue analisar o terreno que sobrevoa em quaisquer condições de luminosidade. Embora não dependa de GPS, o sistema compara-os com os dados visuais para verificações mais rigorosa. Ainda dispõe de algoritmos de geração de percursos virtuais, para guiar os sistemas fly by wire da aeronave na aterragem.
O projeto C2Land não pretende substituir os pilotos. O seu objetivo é desenvolver um sistema complementar que permita, para já, a pequenas aeronaves dispor de condições de aterragem em segurança em aeroportos cujas dimensões não justifiquem a instalação de equipamentos ILS. No entanto, este não deixa de ser um passo importante no desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas totalmente autónomas.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…