A produção de peixe por aquacultura é hoje uma metodologia madura, que complementa a pesca tradicional e industrial para satisfazer as necessidades dos mercados alimentares. Um mercado em crescimento explosivo, que se prevê que quintuplique até 2050. As empresas de aquacultura estão constantemente a desenvolver tecnologias que lhes permitam melhorar a qualidade da produção e diminuir custos. A resposta pode estar na robótica.
Arctic Offshore Farming: Aquacultura Automatizada
A produção de peixe em cativeiro é complexa. As zonas delimitadas têm de ser constantemente vigiadas. As condições meteorológicas, salinidade, profundidade, salubridade, temperatura e acidez interferem na produção. A concentração elevada de peixe nas zonas de cultivo gera problemas com parasitas e doenças. E o ambiente não é o mais agradável para trabalhar. Isso é especialmente verdade na Noruega, cujo terceiro produto mais exportado é o salmão de aquacultura produzido nas águas geladas do norte.
Para dar resposta aos problemas de produção, a Norway Royal Salmon está a desenvolver um sistema inovador de produção por aquacultura, onde a robótica e automação facilitam o trabalho. O sistema Arctic Offshore Farming utiliza um tanque com um diâmetro de 80 metros e 10 de altura. Este é submerso, exceto por um pontão de acesso. Redes mantém o salmão dentro da estrutura, que se prevê capaz de albergar 600.000 peixes adultos. A estrutura é capaz de se auto-estabilizar nos mares agitados do norte. Redes de sensores e câmaras monitorizam constantemente as diferentes variáveis que interferem no saudável desenvolvimento do peixe de aquacultura. A alimentação é automatizada. Tudo isto se conecta a barcaças tripuladas, onde os tripulantes podem monitorizar as condições dos diferentes tanques oceânicos. Este projeto em implementação irá permitir aumentar a produtividade e qualidade da aquacultura de salmão, através da automação.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…