Ter a capacidade de imaginar como será o mundo visto pelos olhos de outros é um elemento fundamental para desenvolver empatia. Recentemente, uma equipa de cientistas da Universidade de Trento demonstrou que esta capacidade empática humana se manifesta mesmo no caso de robots. Somos capazes de nos abstrair da nossa personalidade e simpatizar com os problemas de um robot.
Ver O Mundo Pelos Olhos De Um Robot

Empatia significa identificar-nos com os outros, compreendê-los e com isso ultrapassar desconfianças e juízos. É algo inerente ao espírito humano, embora algumas patologias possam anular isso. Uma das características dos autistas ou portadoras de síndrome de asperger é a sua incapacidade de desenvolver sensações empáticas. Aí, os robots têm sido uma preciosa ajuda, sendo utilizados para, em ambientes seguros, ensinar autistas a desenvolver mecanismos de interação com outras pessoas. Mas este projeto não segue esse caminho, e investiga a nossa própria relação com os robots.
O desafio lançado aos participantes foi o de se imaginarem no papel de robots. Isto foi conseguido com dispositivos de realidade virtual imersiva, que criaram a ilusão que estavam a incorporar um robot. Através desta tecnologia, havia uma sincronização entre os participantes e o robot. Ao moverem os olhos e cabeça, sentiam que se movimentavam como robots. E, fundamentalmente, viam o mundo pelos olhos do robot. Com isto, foi possível aos participantes desenvolver sensações relacionais mais profundas com o robot, percepcionando-os como socialmente próximos. Este tipo de estudo foca-se nas problemáticas de aceitabilidade dos robots, bem como da interação e comunicação entre utilizadores humanos e sistemas autónomos.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Disney: De animatronics a robots autónomos que substituem os duplos.