A impressão 3D está a ajudar a avançar o futuro da aviação. Este projeto da empresa australiana Amaero, especializada em manufatura aditiva, está a desenvolver um motor aerospike totalmente impresso em 3D.
Um Motor Duplamente Inovador
Os motores de foguete aerospike são utilizados para voos a velocidades hipersónicas. Este tipo de motor mantém a sua eficiência em diferentes altitudes de voo, por causa do tipo de bocal que usa. Os gases de combustão não são canalizados para um bocal em forma de sino, como nos motores de foguete tradicionais, mas para aberturas ao longo de um bocal em forma de cunha. Este formato permite manter o impulso do motor em diferentes altitudes e correspondentes pressões atmosféricas. No entanto, são mais pesados dos que os motores convencionais. E as altas temperaturas que atingem exigem sistemas complexos de refrigeração.
A equipe da NextAero quer mudar isso, utilizando tecnologias de manufatura aditiva. Conceberam um motor aerospike multicâmaras. Minimizaram o número de peças necessárias, graças à capacidade das impressoras 3D de imprimir geometrias complexas em peça única. O motor foi impresso numa super liga de níquel utilizando sinterização seletiva por laser. Utilizando uma combinação de metano e oxigénio comprimidos como combustível, é capaz de atingir impulsos na ordem dos 4 quilonewtons. O projeto foi desenvolvido por um grupo de alunos da Monash Unversity, com apoio de engenheiros da Amaero e da Woodside Energy. O motor já foi testado em disparos fixos, comprovando a viabilidade desta tecnologia.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Sabia Que… Este Satélite Pode Imprimir a Sua Estrutura No Espaço?