Graças à impressão 3D, a vida daqueles que tomam diversas medicações regularmente ficará mais simples. Um grupo de investigadores irlandeses está a desenvolver uma técnica que combina diversos medicamentos num comprimido personalizado e adaptado ao perfil genético de pacientes, utilizando impressoras 3D.
O Seu Medicamento, Saído da Impressora

O principal objetivo desta investigação é perceber como desenvolver metodologias de tratamento eficazes para pacientes que têm de tomar diferentes medicamentos. Para isso, imprimem em 3D comprimidos multicamadas, em que a cada camada corresponde um dos fármacos a tomar. Assim, torna-se possível adaptar a quantidade do fármaco às reais necessidades do paciente. Doseando, leva a que ele tome a quantidade exata de medicamento que necessita. Tem ainda um aspeto relevante de conforto, reduzindo a quantidade de comprimidos a tomar.
Para conseguir imprimir diferentes compostos químicos com dosagem rigorosa, os investigadores da Athlone Institute of Technology combinam impressão 3D e moldagem por micro-injeção. Os fármacos são injetados na dosagem exata adaptada à fisiologia do paciente. Para já, esta tecnologia ainda está no laboratório. Mas num futuro próximo, o ir à farmácia para ir buscar caixas de medicamentos padronizados, muitas vezes em quantidades superiores às necessárias, pode ser substituído por esta técnica. Usando máquinas de impressão, os farmacêuticos condensam os diversos fármacos em comprimidos personalizados às necessidades de cada utente.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Imprimir Pele Sobre Feridas, e Outros Avanços da Bioimpressão 3D