osso

As tecnologias de bioimpressão 3D estão a sair do laboratório e a chegar às salas de cirurgia. Recentemente, foi implantado um osso artificial bioimpresso na mão de um paciente. Um esforço colaborativo entre médicos ortopédicos e empresas de manufatura aditiva.

Osso e Impressão 3D na Cirurgia Ortopédica

Um operário siderúrgico sofreu um acidente de trabalho. Este deixou-lhe o osso do dedo médio esmagado, prejudicando a sua capacidade de agarrar. A fratura era demasiado complexa para correção cirúrgica. A impressão 3d de osso foi a solução encontrada para evitar um amputamento. O procedimento foi desenvolvido pelo cirurgião ortopédico Daniel Penello, em conjunto a empresa Addictive Orthopedics, especializada no desenvolvimento de estruturas ósseas bioimpressas.

A tecnologia desenvolvida por esta empresa utiliza estruturas reticulares sobrepostas para alinhar, estabilizar e fundir fraturas ósseas. Foi adaptada à impressão 3D de um osso, desenvolvido epsecificamente para o paciente. Sendo uma metodologia experimental, poderá haver riscos de fratura na junção entre o osso natural e o artificial. No entanto, a equipa médica reporta que o paciente foi capaz de recuperar o uso do dedo.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

LASIMM: Uma Nova Solução de Fabricação Integrada

Artigo anteriorSabia Que… Este Medicamento É Impresso em 3D?
Próximo artigoJames Webb Space Telescope está montado! Em 2021 vai para o Espaço.
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.