Robots
Um micro-robot surpreendentemente poderoso.

Simples e de baixo custo, os robots flexíveis são uma das novas fronteiras da investigação em robótica. A sua flexibilidade permitirá aplicações impossíveis aos robots tradicionais, em diversas áreas de atividade, da medicina aos cuidados de saúde, ou intervenção em caso de catástrofes. Um robot flexível tem maior facilidade de deslocação em espaços exíguos, ou é suave ao contacto com humanos. E a sua flexibilidade pode conferir-lhes uma resistência inusitada, como se pode ver neste projeto conjunto das universidades de Tsinghua, China, e Berkeley, Califórnia.

Um Micro Super Robot

Medindo 3 por 1,5 cm, este robot é minúsculo, mas mais capaz do que o seu reduzido tamanho aparenta. Consegue mover-se a uma velocidade equivalente a vinte vezes o tamanho do seu corpo por segundo, ou seja, muito rápido à sua escala. E, se for pisado, sobrevive. O robot é composto por elétrodos de ouro-paládio, que cobrem uma camada termoplástica colada a uma base de plástico. Fazendo passar corrente elétrica através dos elétrodos, o termoplástico expande e contrai-se, dando ao robot a capacidade de movimento.

Este micro-robot move-se muito rapidamente, sobrevive a sobrecargas de mais de cinquenta quilos, e consegue transportar pequenas cargas com peso até seis vezes superior ao seu. No entanto, este projeto é de ciência fundamental e não tem ainda aplicabilidade prática nos domínios da robótica. Explora novas tecnologias e abordagens de ciência elementar, aprofundando as bases tecnológicas das tecnologias de robótica flexível.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia que… Este Braço Robótico Pode Ser Programado Por Qualquer Pessoa?

Artigo anteriorJames Webb Space Telescope está montado! Em 2021 vai para o Espaço.
Próximo artigoCapturas na Rede (8 de setembro): Visões
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.