osso

O uso médico de impressão 3D está a generalizar-se. No Reino Unido, uma mulher com a caixa torácica colapsada tornou-se a sexta paciente no mundo a receber um implante de esterno impresso em 3D. que substitui o osso.

Titânio E Polímeros A Substituir Osso

osso
Esterno impresso em titânio.

A operação decorreu nas instalações do hospital Queen Elizabeth em Birmingham. A equipa médica do cirurgião torácico Ehab Bishey realizou a operação. A patologia desta paciente envolvia o colapso da sua caixa torácica, como sequela de uma cirurgia cardíaca prévia. Nessa cirurgia, o osso do esterno foi-lhe quebrado, e posteriormente seguro com fios metálicos, mas esta solução não foi bem sucedida.

A equipe de Ehab Bishey concebeu uma prótese feita em titânio para substituir o osso. Este material foi escolhido pela sua leveza, durabilidade e elevada resistência, mas também por ser resistente a infeções. A operação foi complexa mas bem sucedida, com a paciente a recuperar. A impressão 3D de próteses em materiais resistentes complementa a bioimpressão 3D médica.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia que… Estamos Mais Próximos de Córneas Bioimpressas?

Artigo anteriorCapturas na Rede (8 de setembro): Visões
Próximo artigoSabia Que… Para Paralisar Uma Cidade, Basta Hackear Automóveis?
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.