A Força Aérea americana testou recentemente um modelo de motor scramjet que quebrou recordes de impulso, e demonstrou ser capaz de levar um veículo a atingir velocidades de Mach 4. O motor foi desenvolvido pela Northrop Grumman para o Air Force Research Laboratory.
Scramjet: O Motor Dos Veículos Hipersónicos
Este scramjet foi testado ao longo de seis meses, atingindo um máximo de 13.000 libras de empuxo. Os motores a jato convencionais de aviões militares de quarta e quinta geração têm potência superior, mas um scramjet não é um motor comum. Este tipo de motores depende de alta velocidade do veículo para comprimir o combustível em fluxos de ar supersónicos. Com isto, consegue operar de forma eficiente em velocidades hipersónicas, possibilitando aeronaves que voem em velocidades várias vezes superiores à do som.
Estes motores têm um óbvio potencial militar, permitindo propulsionar aeronaves, drones e mísseis a velocidades muito elevadas, ultrapassando defesas convencionais. No campo civil, as altas velocidades permitirão voos intercontinentais em tempos que se medem em poucas horas.
Esta tecnologia é ainda muito experimental, investigada por diversas instituições em todo o mundo. Dado o seu potencial militar, grande parte destas tecnologias é considerada sigilosa, não havendo muitos detalhes sobre o estado da arte e suas aplicações. Até agora, o teste mais conhecido de tecnologias de voo hipersónico foi com a aeronave X-51 Waverider. Desenvolvida pela Boeing, atingiu velocidades de mach 5 em 2013.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Sabia Que… Este Motor Aerospike É Totalmente Impresso em 3D?