astro

A impressão 3D, robótica e inteligência artificial conjugam-se neste projeto que criou um cão robot. O Astro foi desenvolvido por investigadores do Machine Perception and Cognitive Robotics Laboratory da Florida Atlantic University. Com ele, querem desenvolver um robot inteligente capaz de ver, ouvir, aprender e ser treinado.

Astro, O Cão-Robot

A base do Astro é a plataforma robótica quadrúpede desenvolvida pela Boston Dynamics. Sobre ela, os investigadores aplicaram técnicas de inteligência artificial. O robot não segue algoritmos pré-programados, aprende interagindo com o ambiente. Usa uma rede de aprendizagem profunda para aprender a reagir a inputs verbais e visuais. Esta IA é alimentada por um conjunto alargado de sensores, que inclui radar, câmaras, microfones direcionais e sensores ambientais. O sistema corre sobre duas placas gráficas Nvidia Jetson TX2, que lhe confere uma capacidade de processamento na ordem dos quatro teraflops. O cérebro eletrónico do robot está alojado num compartimento impresso em 3D com a forma da cabeça de um cão.

Para já, este projeto prova a capacidade de desenvolvimento de um sistema destes. Mas futuras aplicações deste tecnologia passam pela resposta a situações de emergência em condições de terreno difícies, fazer reconhecimento facial, detetar partículas no meio ambiente, ou reagir a pedidos de ajuda. Para além de assistente a forças de segurança, o Astro pode ser um robot de tecnologia assistiva, ao serviço de pessoas com problemas de visão, ou acompanhamento de idosos.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

HEXA é um robot espantoso, adaptado à vida das plantas. Mas não só…

Artigo anteriorSabia Que… Este Robot Impresso Reage ao Ambiente?
Próximo artigoPrograma Espacial australiano: conquistando o Futuro!
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.