Se não fosse pelas luzes e reflexos nas jantes e vidros, este BMW poderia ser quase completamente invisível à noite. Numa iniciativa publicitária, a empresa de automóveis pintou um BMW X-6 com Vantablack, o pigmento mais escuro que existe. Esta cor é de um negro tão profundo que parece desafiar a nossa perceção.
Vantablack: Preto Absoluto
Um veículo destes a circular na estrada seria muito perigoso. Este pigmento torná-lo-ia, nalgumas condições de luminosidade, praticamente invisível ao nosso olho. O pigmento Vantablack foi criado pela Surrey NanoSystems, e reflete apenas cerca de 1% da luz que recebe. Esta capacidade dá-lhe uma tonalidade negra extremamente profunda, impedindo-nos de percecionar a profundidade e volumetria de um objeto. Este pigmento é constituído por uma rede de nanotubos de carbono em alinhamento vertical. O material converta quase toda a luz que recebe em calor.
O pigmento Vantablack tem normalmente utilizações científicas e arquitetónicas, tendo também sido usado nalguns projetos artísticos pela capacidade desconcertante do seu negro profundo, melhor descrito como o olhar para um buraco negro. A aplicação como tinta num veículo foi um golpe de publicidade da BMW para o Salão Autómovel de Frankfurt. Não se prevê que este seja um pigmento aplicado a modelos de série, pela óbvia periculosidade da circulação de um veículo que em condições de luminosidade normais não se consegue perceber a forma, e no escuro seria quase invisível.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Rodas reconfiguráveis já existem, e podem ser boas para outros planetas.