robopilot

Ao voar, sentir-se-ia tranquilo que soubesse que no cockpit do avião não se sentava um piloto, mas sim um robot? Hoje, o mundo da aviação já dispõe de muitos mecanismos de automatização de voo, e algumas tecnologias para a capacidade de voo completamente automático, sem intervenção humana. O ROBOpilot é o primeiro capaz de controlar todo o voo de uma aeronave, e adapta-se a qualquer modelo de avião.

ROBOpilot: Licença Para Voar 

Este projeto é o resultado da colaboração entre o Air Force Research Laboratory da Força Aérea americana e a empresa DZYNE Technologies. O ROBOpilot funciona como um kit que pode ser instalado num aviação convencional. Em poucas horas, uma aeronave pode ser convertida para voo automatizado, e novamente reconvertida para operação normal. Com isto, torna-se possível acelerar o desenvolvimento da aviação autónoma, uma vez que se adapta às aeronaves existentes e não requer novos modelos de avião. O kit ROBOTpilot conta com atuadores para manobrar os comandos de uma aeronave, sistemas de visão computacional para interpretar os dados dos instrumentos , e um braço robótico para executar tarefas. E já conseguiu levantar voo.

O voo inaugural decorreu em agosto, no campo de testes Dugway Proving Grounds. Seguindo um plano de voo programado, o sistema conseguiu descolar, voar durante algumas horas sobre a zona de testes, e aterrar a uma aeronave que não tinha ninguém no seu interior. Nestes testes, que deram ao ROBOpilot a licença de piloto, o kit foi instalado num Cessna 206, uma aeronave pessoal comum. Resta ainda investigar como escalar estes sistemas para aeronaves pesadas. Sem ser a resposta final para a questão poderão os aviões pilotar-se a si próprios, este sistema é mais um passo no desenvolvimento de tecnologias de voo totalmente autónomo.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Cuidar da Beleza Facial com Impressão 3D

Artigo anteriorVirgin Galactic vai desenvolver aviões espaciais
Próximo artigoMaker Faire Lisbon: Alguns Projetos A Conhecer
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.