Ao voar, sentir-se-ia tranquilo que soubesse que no cockpit do avião não se sentava um piloto, mas sim um robot? Hoje, o mundo da aviação já dispõe de muitos mecanismos de automatização de voo, e algumas tecnologias para a capacidade de voo completamente automático, sem intervenção humana. O ROBOpilot é o primeiro capaz de controlar todo o voo de uma aeronave, e adapta-se a qualquer modelo de avião.
ROBOpilot: Licença Para Voar
Este projeto é o resultado da colaboração entre o Air Force Research Laboratory da Força Aérea americana e a empresa DZYNE Technologies. O ROBOpilot funciona como um kit que pode ser instalado num aviação convencional. Em poucas horas, uma aeronave pode ser convertida para voo automatizado, e novamente reconvertida para operação normal. Com isto, torna-se possível acelerar o desenvolvimento da aviação autónoma, uma vez que se adapta às aeronaves existentes e não requer novos modelos de avião. O kit ROBOTpilot conta com atuadores para manobrar os comandos de uma aeronave, sistemas de visão computacional para interpretar os dados dos instrumentos , e um braço robótico para executar tarefas. E já conseguiu levantar voo.
O voo inaugural decorreu em agosto, no campo de testes Dugway Proving Grounds. Seguindo um plano de voo programado, o sistema conseguiu descolar, voar durante algumas horas sobre a zona de testes, e aterrar a uma aeronave que não tinha ninguém no seu interior. Nestes testes, que deram ao ROBOpilot a licença de piloto, o kit foi instalado num Cessna 206, uma aeronave pessoal comum. Resta ainda investigar como escalar estes sistemas para aeronaves pesadas. Sem ser a resposta final para a questão poderão os aviões pilotar-se a si próprios, este sistema é mais um passo no desenvolvimento de tecnologias de voo totalmente autónomo.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…