A DARPA iniciou recentemente a sua competição AlphaDogfight. A partir de novembro de 2019, oito equipas vão competir para desenvolver as tecnologias do futuro do combate aéreo. Mas o objetivo da DARPA não é promover os próximos pilotos Top Gun. Este projeto está a desenvolver algoritmos de inteligência artificial capazes de simular combate aéreo dentro do alcance visual. Os ases do futuro poderão ser algoritmos.
A DARPA Investiga As Fronteiras da Aviação
O projeto AlphaDogfight insere-se no programa Air Combat Evolution da DARPA, agência de estudos avançados americana. O objetivo deste programa é automatizar o combate aéreo, em várias vertentes. Recorrendo a drones, deixando que algoritmos controlem operações simples, e procurando formas dos pilotos se focarem nos elementos essenciais da sua missão, ou controlar enxames de drones em espaço aéreo inimigo.
Este programa da DARPA atraiu a atenção de oito organizações, algumas gigantes da aeronáutica como a Lockheed Martin, outros da investigação, como o Georgia Tech, e especialistas nas fronteiras da inteligência artificial. A tecnologia que estão a desenvolver terá de ultrapassar três testes, em que os seus algoritmos terão de controlar um modelo virtual de um caça F-15-C Strike Eagle. O ambiente simulado é o popular jogo de simulação de voo open source FlghtGear. Durante a série de testes, de complexidade crescente, o desempenho dos algoritmos será monitorizado por pilotos experientes. No final, pretende-se que o melhor algoritmo enfrente um piloto humano em combate simulado. Apesar de ainda estar longe dos cockpits, este projeto da DARPA mostra que num futuro próximo, os ases da aviação militar poderão ser algoritmos.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Drones que só voam, são uma coisa do passado! Welcome “Shapeshifters”!