fotogrametria

Ter a perceção correta do terreno é vital para os militares. Entre as muitas tecnologias de que já dispõem para gerar mapeamentos rigorosos de zonas de intervenção. Agora, um projeto do Corpo de Engenheiros do exército americano adicionou fotogrametria a esta panóplia de tecnologias de defesa.

Fotogrametria Em Tempo Real

A fotogrametria é uma técnica que permite obter modelos 3D a partir de múltiplas fotografias. Os algoritmos de fotogrametria conseguem gerar modelos 3D de espaços reais, analisando a informação espacial contida em cada uma das dezenas de fotos necessárias para uma boa captura 3D. No entanto, não é um processo linear e rápido, e requer computadores com bastante potência e técnicos especializados para obter bons resultados.

Este projeto, saído do laboratório de tecnologias geoespaciais do exército americano, promete simplificar o processo. O seu algoritmo converte rapidamente imagens de reconhecimento aéreo num mapa tridimensional, quase em tempo real, e sem intervenção humana. Os investigadores testaram o algoritmo de fotogrametria usando um drone, que capturou imagens de terreno usadas para mapeamento 3D. No entanto, não decidiram manter a tecnologia secreta. Está neste momento em processo de patente.

O potencial de mapeamento 3D em tempo quase real é enorme. Se no caso militar é mais uma forma de penetrar no nevoeiro da batalha, no campo civil os seus usos aumentam. Agricultura, topologia, engenharia, são todas áreas que poderão beneficiar com esta tecnologia. Até a comunidade maker poderá beneficiar. As tecnologias de fotogrametria são bem conhecidas pela forma como conseguem capturar o real, e o desenvolvimento de ferramentas capazes de dar resultados rápidos e de boa qualidade é um dos grandes desejos da comunidade.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

 

***E clique em baixo para saber mais…

Sabia Que… A Impressão 3D Presta Serviço Militar?

Artigo anteriorSabia Que…. O Próximo Top Gun Pode Ser Uma IA?
Próximo artigoPaulo Gil em entrevista na Antena 1, sobre satélites.
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.