Como diminuir a sensação de estranheza perante um robot? A resposta passa por controlar os gestos para que se assemelhem mais à interação humana. Neste projeto da Disney, um braço robótico desacelera subtilmente ao pegar nos objetos, o que lhe confere uma maior sensação de naturalidade a um observador humano.
Investigação Disney Em Robótica
Pode parecer estranho a Disney, ligada ao entretenimento, investir na investigação em robótica. Mas os sistemas animatrónicos dos seus parques temáticos são sofisticados, e com introdução de robótica, podem tornar-se ainda mais realistas. No entanto, nos sistemas robóticos de interação com humanos há vários fatores não técnicos a levar em conta. Um deles é conhecido como uncanny valley, medindo sensações de repulsa causadas pela interação com dispositivos que simulam o comportamento humano com elevado nível de realismo. É nesta ótica que se situam os projetos de investigação em robótica da Disney nos domínios da interação homem-máquina.
O objetivo deste projeto desnevolvido na Disney é tornar o movimento do robot mais natural, do nosso ponto de vista. Os mecanismos podem pegar em objetos com enorme rapidez e precisão, mas esse tipo de gestos parece-nos ameaçador. Por isso, este sistema desacelera deliberadamente os movimentos mecânicos, e introduz atrasos intencionais nas várias fases dos gestos. A capacidade de reconhecimento imediato da visão computacional e o movimento de alta precisão dos mecanismos são adaptados para que os movimentos nos pareçam mais naturais. E, com isso, diminuir sensações de estranheza e desconforto na interação com os robots.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…