Graças à investigação em inteligência artificial da Google, em breve poderá haver uma forma muito rápida de compreender linguagem gestual. Poderá bastar apontar uma câmara, e os novos algoritmos otimizados traduzem o significado dos gestos para quem não compreende linguagem gestual.
Ler Linguagem Gestual com Telemóvel
Este novo algoritmo de inteligência artificial foi treinado para reconhecer gestos manuais. Usando aprendizagem automática, consegue reconhecer diferentes gestos, e é capaz de distinguir situações ambíguas, onde o movimento da mão foi muito rápido, ou algum obstáculo se interpuser à frente da mão. São analisados a posição da mão e dos dedos. Em cada imagem, o algoritmo procura por 21 pontos chave nas mãos. Após determinar a posição da mão, compara-a com a sua base de dados de posições do alfabeto gestual, traduzindo o gesto para palavras. Faz isto em aplicações de realidade aumentada.
Com este algoritmo, aumenta o potencial de aplicações de realidade aumentada nos sistemas digitais de comunicação aumentativa. Permite aos que não conhecem linguagem gestual comunicar de forma mais eficaz com pessoas cujas necessidades especiais as restringam a esta linguagem. Numa decisão importante, a Google decidiu libertar esta tecnologia com licenciamento aberto, o que permite a todos os interessados desenvolver aplicações, ou aprofundar o algoritmo.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
OpenAi Five mostra-nos uma AI robotizada com uma “destreza sem precedentes”.