A robótica avançada saída dos laboratórios da Boston Dynamics é fascinante, mas muitas vezes parece distante de aplicações práticas imediatas. O departamento de polícia do estado americano do Massachusetts está a investigar uma aplicação direta dos cães-robot Spot no apoio a operações policiais.
Spot, o Cão-Robot Polícia
O Spot é um dos mais icónicos projetos da Boston Dynamics. Robots autónomos com aspeto similar ao de um cão, surpreendem pela sua agilidade e capacidade de colaborar entre si. Mas, ao contrário dos seus predecessores Big Dogs, pensados como máquinas capazes de transportar cargas, os Spot não têm aplicação imediata.
Isso poderá mudar, graças a este projeto da polícia estatal do Massachusetts. Não são conhecidos muitos detalhes do que estão a fazer com robots Spot, mas sabe-se que o Spot foi usado pela brigada de minas e armadilhas desta força policial. Para já, de acordo com os responsáveis, para testes como plataforma remota de observação e vigilância. Mas tendo em conta a agilidade e capacidade colaborativa dos Spot, não é difícil conceber cenários em que estes suplantem a corrente tecnologia robótica que já é de uso normal em minas e armadilhas. Usar robots ou veículos remotamente operados para analisar e detonar potenciais bombas, protegendo os agentes, já é uma prática comum. No ar fica a possibilidade de armar os robots, embora este seu uso seja especificamente proibido pelas políticas da Boston Dynamics.
***IMPORTANTE*** Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, |
***E clique em baixo para saber mais…
Robots-polícia vão começar a integrar as Forças de Segurança de todo o mundo