A China, paralisada por um vírus. Londres subterrânea. Como enganar o Google Maps e gerar engarrafamentos virtuais. Os significados do vício e adição. Criaturas monstruosas da mitologia nórdica. Sintra e o redescobrir cinematográfico da obra de Lovecraft. Asimov e a crítica ao futuro. Estes são alguns dos destaques desta semana no Capturas, sempre em busca do que mais interessante é escrito e partilhado na internet.

Mundos da Ficção Científica

interessante

Earth’s Mausoleum: Histórias que aquecem o sangue.

Comics Are Poetry, And Here’s Why: Um raro reconhecimento académico de que a banda desenhada é um interessante meio de expressão, com enorme potencial.

Steve Ditko: Um dos grandes mestres dos comics.

Avenida Marginal Project: ten years promoting Comics and Illustration: Confesso que desconhecia este interessante projeto de incentivo à banda desenhada lusófona. Excelente trabalho do Marco Silva.

Cless ‎– Extraterrestreally: As capas de discos prog-rock são sempre de encher o olho.

Isaac Asimov’s Throwback Vision of the Future: Asimov, o autor da FC cerebral, cujas obra mais influentes são notáveis por toda a ação se passar nos bastidores de um  enredo discussões (caso da série Fundação, que tem alguns títulos editados em português), ou na miríade de variantes introduzida pela interpretação e conexão entre três regras simples – as famosas três leis da robótica. A leitura dos contos onde Asimov as explora vai surpreender aqueles que viram o I Robot no cinema (não tem nada a ver com as obras originais). Para além de influente escritor, também foi um dinâmico divulgador. Um pormenor curioso: soube olhar para a sua estética, um dos pilares da Golden Age da FC, das aventuras no espaço, e concordar com escritores de uma nova guarda que queriam fazer evoluir a FC para exploração mais profunda, quer dos seus temas, quer do seu lado literário.

interessante

Manuel Sanjulián: Mais fantasy do que Sci-Fi, mas as coisas misturam-se.

The Color Out of Space in Sintra: Coisa estranha, um filme com John Cage que vai valer a pena ver? O ator pode ser um canastrão, mas também é um geek assumido (famoso por ser detentor de uma Action Comics 01, e se não sabem o que isso é, porque é que estão a ler isto?). E deu esta prenda aos fãs de Lovecraft. Uma adaptação de um dos seus contos mais influentes, e pelo cuidado estético, uma boa adaptação, em grande parte filmada em Sintra. Espero que estreie por cá.

Cover art: Frank Kelly Freas: Visual clássico de uma herdeira das revistas pulp.

70sscifiart: Selections from Harry Harrison’s 1978 book…: Toque de FC militarista.

Tecnologia Interesssante

interessante

Ingrid Torvund. Nature and macabre creatures: Imagens assombrosas do trabalho de uma artista que revê os antigos mitos nórdicos.

Secret Telephone Buildings: Hoje, não é muito diferente. São é discretos data centers ou internet exchanges, albergados em edifícios indistinguíveis de banais prédios de escritórios.

US colleges are trying to install location tracking apps on students’ phones: Sempre me surpreende como na educação, parece aceitável implementar ações que noutros campos seriam vistas como excessivamente invasivas ou ameaças profundas à liberdade e privacidade. Há aqui um efeito pernicioso. Se, desde pequenos, ensinamos que tecnologias de rastreamento e vigilância são normais, consegue-se a normalização de uma cultura de submissão, deixando de lado o pilar de respeito pelas liberdades individuais que é um dos fundamentos da nossa sociedade democrática.

Una visita a la torre de control del aeropuerto de Ámsterdam: Um vislumbre do que é o trabalho desenvolvido pelos controladores aéreos de um dos aeroportos mais movimentados da Europa.

Future plans to implement 3D printing in more schools, a BETT 2020 report: Sabemos que a impressão 3D é uma tecnologia de nichos, e a educação é um dos mais importantes fora das indústrias. Até porque, como é observado no artigo, alunos que não conheçam tecnologias de manufatura aditiva terão dificuldade de empregabilidade num número crescente de atividades.

DARPA is testing drones it can launch from a plane—then collect mid-air: O lançar drones de aviões não é uma ideia nova, aqui a novidade é a capacidade de os recolher em voo. Uma ideia que faz sentido, reduzindo custos tornando este tipo de drones reutilizáveis.

‘TETSUO’S BODY’ — Off-site collective exhibition curated by Andrea Samory: Uma reflexão artística sobre o cruzamento entre biologia e tecnologia. Mas sem chegar ao extremo dessa obra prima do cyberpunk que é Testuo.

AI still doesn’t have the common sense to understand human language: Há limites para o que a análise estatística à linguagem consegue fazer. Contextos, subentendidos, nuances e jogos de palavras passam um pouco ao lado das capacidades das IAs.

Here’s what full self driving autopilot “sees”: Essencialmente dados, categorias, e reconhecimento de objetos com base nas categorias. Mas é sempre interessante ver como os carros vêem o mundo que os rodeia.

“Vício” na rede e nos videojogos: Não será uma contribuição que desperte a atenção, porque contraria a visão negativa dos media que faz imenso jeito para captar a atenção de leitores e espetadores. A relação entre jogos e adição não é simplista, mas há um elemento fundamental. Nas pessoas mentalmente saudáveis, e aqui a questão prende-se muito com a ausência de bem estar psicológico, o jogar não provoca adição ou comportamentos violentos. Isto, de acordo com quem analisou estudos nesta área. Uma contribuição excelente de Nelson Zagalo, estudioso dos media e autor do livro História dos Videojogos em Portugal. E outros, mas este suspeito que seja muito interessante para os leitores do Bit2Geek.

Bulletin Board Systems: The VICE Exposé: Fartei-me de rir neste artigo em modo sátira aos escândalos digitais, que aproveita para falar dos BBSs sobreviventes, esse vestígio dos primórdios da Internet.

Distopías modernas: cuando buscan en tus redes sociales y el informe son 300 páginas de tuits en los que dijiste palabrotas: Não é novidade, mas está cada vez mais prevalente. O uso, de ética duvidosa, da recolha de postagens pessoais como elemento de avaliação profissional. Ou, o que colocamos na rede, pode-se virar contra nós.

Artist creates traffic jams in Google Maps with a wagon full of phones: Fase um, projeto artístico. Fase dois, guerrilha urbana. Tendo em conta que usamos cada vez mais o Google maps ou serviços tipo Waze que trabalham com a api do maps, não é nada difícil conceber um ciberataque que provoque o caos no trânsito, porque os condutores se amontoam a tentar evitar ruas que nas aplicações são mostradas como congestionadas, mas que na verdade estão desertas.

Anonymized’ Data Is Meaningless Bullshit: É bastante trivial interligar dados anonimizados a perfis individuais. É uma questão de cruzamento. O interessante neste artigo é dizer o óbvio, mas pouco expresso. Os dados individuais por si só são inúteis. É a sua agregação em perfis que os torna uma fonte de enormes lucros.

NASA Astronaut Snaps Epic Selfie in Space Station Reflection: Há selfies… e há selfies épicas. Acho que superar uma tirada em órbita com reflexão dos painéis da ISS é impossível de superar.

Traços da Modernidade

Welcome to Scarfolk…: Se ainda não conhecem o genial projeto Scarfolk Council…

We Are All Ancient Mapmakers: Fascinante. Se os mapas, as imagens detalhadas que obtemos por satélite, nos mostram a forma do mundo, as geografias têm um lado mais íntimo, com cada um de nós a construir os seus mapas pessoais do mundo que nos rodeia.

What Happened After the Liberation of Auschwitz: O mais infame campo de extermínio nazi, nos tempos imediatos à sua libertação por surpreendidas unidades do exército vermelho. E, também, o sentimento de dever de alguns ex-prisioneiros sobreviventes, que decidiram dedicar-se a preservar a memória monstruosa das atrocidades nele cometidas.

How The Broadcast Industry Convinced Americans, Gradually, To Embrace Color TV: Um argumento interessante, em que uma tecnologia penetrou no mercado usando como argumento a ideia que despertava novas formas de percepcionar o real.

The story behind Dalí and Disney’s surrealist short “Destino”: A fabulosa colaboração entre Walt Disney e Dali é daquelas animações que, regularmente, são redescobertas pela Internet.

Sleeping Dogs In Silly Positions: Vá, eu sei que é tema pateta para estas páginas, mas como dog person que sou, não resisto.

interessante

Photos: Empty Streets in China Amid Coronavirus Outbreak: Do impensável. O gigante chinês paralisado, as ruas das suas cidades sobrelotadas completamente desertas, para travar o risco de escalada de uma pandemia.

Why Tourism Should Die—and Why It Won’t: Por muito que irritem as hordes de turistas com comportamentos questionáveis nos locais mais icónicos, há a sensação humana de querer ver mais longe, de descobrir o que está para lá dos espaços do nosso dia a dia. Apesar dos muitos defeitos da indústria do turismo, esta é a forma para que muitos, e não só os membros de algumas elites, possam experimentar as vivências e geografias de outras paragens. Posto isto, há ainda muito que fazer para reduzir o impacto ambiental do turismo.

What Will the World Look Like in 2030?:Será a próxima década aquela em que os cidadãos se libertam da ilusão do populismo? Vai ser interessante regressar a este artigo daqui a dez anos.

Hidden London – Piccadilly Circus: Mimo para os apreciadores de urbex, infraestruturas e espaços urbanos. Uma visita aos antigos túneis da estação de Piccadilly Circus, que após renovações mantém os velhos túneis como espaços museológicos.

Let’s Have A Look At The New B-21 “Raider” Stealth Bomber Renderings The Air Force Has Just Released: Não parece essencialmente diferente, mais tipo uma versão 2.1 do Spirit. É a sensação que se fica destas imagens, e da análise do Aviationist.

Weird and Awkward Album Covers: Esta é como as marés, periodicamente a Internet recorda-se disto. E temos sempre a honra de ter um toque português nesta lista deprimente.

***IMPORTANTE***

Não se esqueça de ajudar o Bit2Geek a crescer nas redes sociais, para termos mais colaboradores e mais conteúdo, 👍? A sua ajuda muda tudo!

***E clique em baixo para saber mais…

Os Neons: Os humanos virtuais que vão começar a viver no meio de nós!

Artigo anteriorCHEOPS – As primeiras fotos do caçador de exoplanetas europeu (ESA).
Próximo artigoPrograma Discovery: as missões que vão explorar o sistema solar.
Professor de TIC e coordenador PTE no AEVP onde dinamiza os projetos As TIC em 3D, LCD - Clube de Robótica; Fab@rts: o 3D nas Mãos da Educação, distinguido com prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Distinguido com o prémio Inclusão e Literacia Digital em 2016 (FCT/Rede TIC e Sociedade). Licenciado em ensino de Educação Visual e Tecnológica, Mestre em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Correntemente, frequenta pós-graduação em Programação e Robótica na Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tutor online na Universidade Aberta. Formador especializado em introdução à modelação e impressão 3D em contextos educacionais na ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) e CFAERC. Co-criador do projeto de robótica educativa open source de baixo custo Robot Anprino. Colaborador do fablab Lab Aberto, em Torres Vedras. O seu mais recente projeto é ser um dos coordenadores do concurso 3Digital, que estimula a utilização de tecnologias 3D com alunos do ensino básico e secundário.

3 COMENTÁRIOS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.